Mães Dormem Pouco Devido ao Grande Número de Atividades Que Exercem

Dormir é fundamental para o ser humano. Se não dormir o homem pode apresentar problemas sérios de saúde física e mental. E aqui entra uma pergunta muito importante: Como as mulheres que são mães conseguem dormir o tanto necessário?

A primeira reclamação das mulheres com relação a vida materna é sem dúvidas NÃO DORMIR! Grande parte das mães reclama que não consegue ter uma boa noite de sono com um número adequado de horas. E se conversar com mães que possuem filhos mais velhos, elas te dirão a mesma coisa: NUNCA MAIS DORMI COMO ANTES.

O fato é que dormir é fundamental para o bom desenvolvimento emocional e cognitivo das pessoas. Pessoas que passam muitas noites sem dormir direito, começam a apresentar problemas de saúde como maior risco de diabetes, problemas cardiovasculares, de pressão, obesidade, depressão e muitas outras doenças.

A pessoa que conseguiu ficar mais tempo sem dormir foi o americano Randy Gardner em um estudo científico para a escola em 1964. Ele ficou cerca de 11 dias sem dormir. O Guinness – Livro dos Records aboliu a categoria de quem ficava mais tempo acordado por entender que tal tipo de atividade pode provocar graves danos a saúde do indivíduo.

O fato é que mães passam várias noites sem dormir o número de horas ideal. Mães com bebês acordam várias vezes para amamentar o filho nos primeiros meses. Para muitas, a tão sonhada noite de sono pode demorar anos para chegar, pois muitas crianças não conseguem dormir a noite toda.

Outro fator é que mães acabam assumindo muitas tarefas. Geralmente são as primeiras a levantar e as últimas a irem dormir. E esse acúmulo de tarefas relacionadas aos cuidados com os filhos, com a casa, com trabalhar fora, cuidar de assuntos gerais e sociais faz com que as mães tenham menos horas disponíveis para dormir.

E quando mães não dormem, o que acontece?

O sono rotineiro e correto ajuda o organismo a curar doenças, fortalece o sistema imunológico evitando que essa mãe adoeça, faz com que ela tenha mais energia para encarar a rotina do dia a dia.

É durante o sono que o organismo consegue se recompor produzindo hormônios e substâncias fundamentais para o processo de aprendizado e para melhor utilização da memória.

Muitas mulheres depois que se tornaram mães, por vezes se queixam que não possuem mais a mesma memória de antes da chegada dos filhos. Essa perda considerável da memória em grande parte se deve ao acumulo de noites sem dormir adequadamente.

Não dormir também faz com que nosso cérebro não consiga trabalhar adequadamente com relação às nossas tomadas de decisão. A parte responsável pelo planejamento de uma ação é aos poucos desligada pela falta de sono adequado. E isso na maternidade nos faz passar por grandes apuros. Mães precisam estar atentas o tempo todo. Quem tem filhos pequenos sabe que um segundo de distração e algo com sérias consequências pode ocorrer. Lembro que minha filha tinha uns três meses de vida, e na loucura das noites sem dormir, entre uma mamada e outra, eu acordei com ela dormindo na nossa cama. Eu simplesmente não lembro de ter pego ela no berço. Outra vez, em um segundo de bobeira, virei para pegar um lenço umedecido e a pequena despencou do trocador. Sei que as duas situações aconteceram pelo fato de eu estar muito cansada por causa das noites sem dormir.

Não dormir também faz com que o nível de estresse aumente e isso leva a uma bola de neve em que a mãe cansada não consegue ter a mesma dinâmica para lidar com questões importantes para a maternidade.

Como uma mãe consegue dormir o tempo adequado?

Mães precisam aprender a não assumir o mundo. É necessário fazer o que é essencial sem se matar de trabalhar para dar conta de tudo. Quando damos conta de “tudo”, deixamos de cuidar do básico, ou seja, nós mesmas. Fazer o que realmente precisa ser feito hoje e deixar um pouco para o dia seguinte.

Aproveitar para descansar quando as crianças estão dormindo ou na escola também pode ajudar a equilibrar o sono. Se você estiver com o sono em dia, provavelmente estará bem disposta para cuidar bem do seu filho e curtir a maternidade mais feliz!

Como Uma Mãe Consegue ter Saúde Sem Dormir

Comentários

Sem Comentários para "Mães Dormem Pouco Devido ao Grande Número de Atividades Que Exercem"

    Participe!!