Como Trabalhar Home office e Cuidar das Crianças em tempos de Coronavírus

O coronavírus está batendo à nossa porta e não podemos bobear. E como uma das medidas para fazer esse surto do covid 19 desacelerar, as escolas estão suspendendo as aulas e os pais responsáveis pelas crianças, sendo dispensados para trabalhar em sistema home office.

Quem tem crianças sabe que elas precisam de muita atenção. Também sabem que crianças não são acostumadas a ficarem presas em ambientes fechados sem ter noção de quando poderão sair para passear, ir para a escola ou encontrar os amiguinhos.

Será uma fase de muita ansiedade para as crianças e provavelmente elas vão ter comportamentos diferentes do habitual. Vão precisar mais do que nunca da nossa ajuda para saber lidar com toda essa situação.

E nós? Bom lembrar, que trabalhar em regime de home office não é o mesmo que estar de férias. Estamos apenas trabalhando de casa. Temos que cumprir nossa jornada de trabalho e entregar nossas demandas de trabalho. E teremos que fazer isso estando no mesmo ambiente que nossos filhos que na maior parte dos casos não vai entender que você está em casa trabalhando.

Certamente eles irão te chamar no meio de uma reunião por vídeo conferência. Irão pedir para você limpar o bumbum deles no momento em que você fala com seu chefe. Vão chorar querendo você no meio de um processo impossível de ser interrompido.  E elas terão o direito de ter esse tipo de comportamento. Elas não conseguem ainda separar casa de ambiente remoto de trabalho.

E então, é preciso que você mantenha a calma e descubra um ponto de equilíbrio para poder dar conta dos filhos e do trabalho ao mesmo tempo.

Você pode fazer alguma das estratégias abaixo para manter sua saúde mental e a das crianças também neste período.

1 – Brinque bastante com as crianças nos horários que você não esteja trabalhando. Dê atenção naqueles momentos e explique que em determinados momentos do dia, estará fazendo outra atividade.

home office e coronavírus

 

2 – Livros – Se seu filho já sabe ler, separe livros ou mesmo textos da internet para que os pequenos ocupem suas mentes em um período de tempo. Faça atividades aproveitando o livro lido como pedir para ele retratar o que leu através de uma história em quadrinhos. Com certeza, essa será uma distração que te renderá um bom tempo de trabalho.

3 – Filmes – escolha um filme que ele goste ou um que seja novidade e deixe ele assistir com um pote de pipocas e num ambiente bem confortável. Isso vai te assegurar mais tempo para atender ligações, responder mensagens ou pensar no relatório.

4 – A hora do soninho – as crianças pequenas costumam tirar uma soneca em alguns momentos do dia. Aproveite para ser produtivo neste momento.

5 – Contação de histórias – muitos artistas estão fazendo lives com contação de histórias para as crianças não ficarem entediadas.

6 – Faça uma cabana – Invente uma cabana no meio da sala e aproveite para trabalhar ao lado do seu filho. Enquanto ele se diverte de faz de conta, você pode tornar o seu horário de trabalho mais agradável.

Ideias de Brinquedos para Fazer em Casa e que as Crianças Vão Adorar

7 – Deixe a comida esquematizada – crianças em casa é o mesmo que ficar ouvindo algumas vezes no dia “Mãe, o que tem pra comer, estou com fome”. Então, para garantir que não aconteçam muitas interrupções, deixe comida preparada e em um lugar de fácil acesso para eles. Assim, se já tiverem idade suficiente para comer sozinhos, vão saber se virar sem você.

8 – Atividades manuais – crianças amam fazer trabalhos manuais. Separe coisas diferentes para cada dia. Com certeza, massinha, slimes, tintas, quebra cabeças e desenhos para colorir vão fazer muito sucesso entre eles. Mas, se você não quiser surtar com um desses materiais espalhados pela casa, deixe eles em um espaço delimitado e onde você possa observar o desenvolvimento da atividade.

home office e coronavírus

9 – Jogos eletrônicos – o ideal é que a criança não fique muito tempo em um jogo no celular ou tablet. Mas estamos falando de uma situação que foge muito do normal. Então, se você tem algo importante que precisa fazer sem falta, deixar seu filho em um período específico em atividades educativas e criativas nos aparelhos eletrônicos vai ser tolerado.

10 – Corra e pule – se você observar que eles estão ficando muito estressados, dê uma pausa. Faça uma atividade que exija da criança movimentação e assim ela se sentirá mais cansada e também relaxada. Depois de gastar um pouco da energia da criança, certamente ela estará mais tranquila e você também para trabalhar.

Sei que esse momento é muito delicado. Mas se todos nós fazermos nossa parte, em breve tudo voltará ao normal.

Como falar com as crianças sobre o coronavírus

Fotos Paula Soares Fotografia

Comentários

Sem Comentários para "Como Trabalhar Home office e Cuidar das Crianças em tempos de Coronavírus"

    Participe!!