Dicas para o Espaço de Estudo em Casa

A necessidade de ficar em casa ano passado, devido a pandemia do coronavírus, foi tão imediata e repentina que não permitiu a preparação da casa para acomodar as novidades.  Home office, ensino remoto, aulas online para crianças eram impensáveis antes e agora são a realidade para muitas famílias.

Apesar das dificuldades de adaptação com esse novo modelo, muito foi aprendido com a experiência. Uma das lições foi a necessidade de ter um espaço exclusivo e adequado para estudar e organizar o material. Até para as crianças menores, que precisam do acompanhamento dos pais, é importante ter esse espaço designado para centralizar as atividades escolares mesmo sendo realizadas em outro local.

Leia nosso relato da criação de um cantinho para estudos!

Sabemos que no dia a dia é muito fácil as coisas saírem do controle e se tornarem uma grande bagunça. Por isso listamos quatro dicas para organizar melhor os materiais ou renovar totalmente o espaço de estudos.

 

1 – Objetos Pequenos

A dica base para qualquer organização é: tudo deve ter o seu lugar! Isso inclui um lugar específico para organizar os livros e cadernos, papel sulfite, canetinhas, lápis de cor. Tudo deve ter um lugar para ser guardado e precisa ser guardado após o uso.

Fonte: Color Made Happy

Fonte: Home Stories A to Z

Fonte: Keep Toddlers Busy

2 – Portabilidade

Caso as atividades escolares sejam feitas em outro local, facilita centralizar os materiais mais utilizados para ser transportada facilmente. Assim é possível reutilizar como porta tempero, carrinhos organizadores que podem ser devolvidos para seu lugar de armazenamento.

Fonte: The Sunny Side Up Blog

Fonte: Design Improvised

3 – Painel de Recados

Para as crianças maiores é importante ter um lugar à vista para que possam se organizar com os prazos das atividades, cronograma das aulas ou outro recado importante. Quadros com ímãs, cortiça ou até mesmo uma parede que possa escrever com giz são adequados.

Fonte: Home Stories A to Z

Fonte: Organize Sem Frescura

 

4 – Bancadas de Estudo

Outra dica muito importante quando são duas ou mais crianças é definir o espaço para cada na bancada. Assim os materiais de cada criança ficam no espaço designado e não cria discussões ou troca de lugar durante as aulas. Se todos os dias as atividades são feitas um lugar diferente da casa, fica mais difícil de se concentrar e dificulta a criação de rotina. Com o espaço definido também é possível ensinar a criança a ser responsável pela manutenção de seu próprio ambiente.

Fonte: Keep Toddlers Busy

Fonte: Deezign.Kids

Fonte: Life With Less Mess

Fonte: The Massey Spot

Fonte: Na Toca Design

Fonte: Ameise Design

Fonte: Na Toca Design

 

Comentários

Sem Comentários para "Dicas para o Espaço de Estudo em Casa"

    Participe!!