Não Faça as Coisas no Lugar do Seu Filho – Deixe ele Aprender a Fazer

Dê espaço para que seu filho aprenda a fazer as coisas. Quando fazemos algo no lugar do nosso filho estamos tirando a possibilidade dele adquirir conhecimento sobre determinadas coisas da vida.

Estava assistindo a série “SuperMães” da Netflix e no episódio os pais são chamados para uma conversa com a psicóloga da escola do filho. O menino que deve ter uns 3 ou 4 anos está “atrasado” em relação aos outros alunos. E na verdade o atraso do menino não tem nada a ver com os marcos do desenvolvimento infantil e sim com a falta de autonomia que ele tem. Os pais fazem absolutamente tudo pelo filho. Ele não tem espaço para se arriscar e assim aprender a fazer as coisas referentes a sua idade.

Fazer TUDO no lugar dos filhos é muito mais comum do que a gente possa imaginar. Eu diria que na pressa do dia a dia acabamos fazendo as coisas por eles para que o nosso tempo não seja prejudicado. Outro fator que leva muitos pais a fazerem as coisas no lugar dos filhos é a falta de paciência, pois no processo de aprendizagem a criança vai evoluir em etapas que não estão dentro das expectativas dos pais.

autonomia das crianças

Lembrar que o aprender é um processo é muito importante para que quem cuida da criança não se sinta frustrado e assim acabe transmitindo desmotivação para a criança em fase de aprendizagem. Na primeira vez que a criança pegar em uma tesoura, ela provavelmente não vai conseguir segurar direito papel e tesoura. Conforme vai evoluindo ela vai fazer um monte de picotes e cortar tudo torto. Até ela chegar ao estágio de recortar dentro das linhas esperadas, vai rolar muita bagunça, um pouco de frustração por não conseguir fazer conforme o que “dizem” que é certo.

Aprendemos desde sempre pela observação, estudo sobre o assunto, pensamento lógico de como as coisas devem acontecer e principalmente pela repetição.

Se a criança não tem a oportunidade de tentar, de refazer, de testar, provavelmente o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem dela estarão comprometidos.

Na reunião da escola dos nossos filhos, as professoras foram muito claras: vocês não podem fazer as lições pelas crianças. Elas precisam fazer sozinhas (você estará perto neste momento) mas não deve dar as respostas certas para se livrar do momento da lição ou para que o filho tire notas boas. O aluno precisa entender o que está fazendo. Pensar em como responder as lições. Se nós pais, simplesmente damos as respostas certas exatas, a professora não terá a possibilidade de saber o que de fato a criança sabe e com isso de novo, o aprendizado da criança acaba prejudicado.

Todos nós queremos que nossos filhos sejam bem sucedidos. Que não sofram com frustrações. Mas imagine que se você faz tudo por ele, como ele conseguirá enfrentar o mundo quando estiver longe de você?

marcos do desenvolvimento

Tenha paciência com o processo do seu filho. Não o compare com outras crianças e dê espaço para que ele aprenda a fazer as coisas sozinho.

Ensinar nossos filhos a terem autonomia é um dos poderes mais fortes que podemos dar para eles!

Comentários

Sem Comentários para "Não Faça as Coisas no Lugar do Seu Filho - Deixe ele Aprender a Fazer"

    Participe!!