Qual o Primeiro Sintoma de Autismo Que Notei No Meu Filho?

Qual foi o primeiro sintoma de autismo que me chamou atenção nele? Muitos me perguntam quando notei algo de diferente com meu filho? Neste texto vamos conversar sobre isto.

Já falei para vocês que sempre tinha algo que me fazia pensar que meu filho ainda bebê tinha autismo. Mas todo mundo dizia que era coisa da minha cabeça. Certamente de todas as coisas que ele demonstrava diferente da minha outra filha, o sentido que mais me deixava com a pulga atrás da orelha era a fala!

Se perguntarem para minha filha qual foi a primeira palavra que o irmãozinho falou ela vai responder:

“Não, Não, Não”.

Nos vídeos deles brincando, ele quase não fala nada. Fala sempre falava: dá, imã (irmã) e papai e mamãe. Não consegui achar vídeos dele com seus dois aninhos formando pequenas frases com três palavras por exemplo.
Sei que o correto é não comparar uma criança com a outra, mas quando se tem dois filhos de idades parecidas, a gente acaba fazendo pequenas comparações. Certamente minha filha mais velha era uma tagarela com seus dois aninhos. Cantava e contava sobre o seu dia. Entretanto com o pequeno, nada disso acontecia.

Fonte: Veja Saúde

Fomos levando, sempre de olho no falar dele. Quando foi para a escolinha, achei que iria começar a falar mais. Até falou um pouco mais, mas eram palavras que só eu, o marido e a irmã conseguiam entender.
Lembro do pessoal sempre me perguntando “tem como colocar a legenda”!?
Com 3  para 4 anos ele falava muito pouco ainda. Como resultado a professora nos disse que não dava para entender o que ele falava. Acima de tudo notei que ele estava se irritando com o fato das pessoas não entenderem ele. E muitas vezes a irritação o cansava e ele desistia de falar.

Sintoma de Autismo – Ida a Primeira Fonoaudióloga

Fomos procurar uma fonoaudióloga. A primeira tentativa não funcionou!
Ela queria que ele fizesse tudo da forma dela. Que sentasse e repetisse as ordens que ela dava. Na época a gente não tinha o diagnóstico de TEA.

Na segunda sessão, ela insistiu que ele ficasse sentado fazendo um exercício. Ele no entanto queria brincar com um super mega foguete que estava na sala. Ela não deixou. E quem tem filhos com autismo sabe que basta uma coisinha para desencadear toda uma crise.

E ele entrou em crise. Jogou o tal jogo no chão. Gritou. Jogou a cadeira. Se enfiou embaixo da mesa e não falou mais nada com ela. Ficou lá toda a sessão sem dizer nada. Lembro da profissional irritada e me dizendo que teria que levar ele em uma neuro para que as sessões de fono pudessem vir a dar certo.
Naquela época não fui procurar a neuro. Procurei outra fono.

Ida a Segunda Fonoaudióloga

Depois de muito procurar, pedir recomendações e ligações, encontramos outra fono. E esta segunda profissional teve uma abordagem totalmente diferente da primeira. Eu lembro dela sentada no chão com ele, explorando os brinquedos. E as sessões foram se desenvolvendo muito bem. E ele começou a adquirir mais vocabulário.

Obrigada Dra. Monique. Beijos!

Conclusão

Muitas crianças tem problemas com a fala, não só por causa do autismo. Mas para mim, a fala foi o primeiro Sintoma de Autismo nítido de que algo não estava normal no desenvolvimento dele.
Depois de 6 meses de fono é que começamos nossa busca para respostas referentes ao comportamento inadequado que nosso pequeno vinha demonstrando. E ainda demorou um certo tempo para termos o diagnóstico.

 

Confira também 23 sintomas de autismo em crianças!

 

Atualização

Sobre a fono, estamos com a Monique a quase dois anos. É simplesmente incrível observar o trabalho dela e a evolução do nosso filho. Acima de tudo ele foi de uma criança que não falava quase nada, ele foi para um super tagarela, que as vezes parece que engoliu um papagaio. Certamente ainda temos algum trabalho pela frente, questões de falar melhor, trabalhar alguns sons, porém posso dizer que sim, vale a pena fazer as terapias indicadas, quando você encontra o profissional correto.

 

Leia também: Ele Não Parece Autista – Algo que infelizmente já escutei várias vezes.

Veja mais no nosso canal do YouTube!

Comentários

Sem Comentários para "Qual o Primeiro Sintoma de Autismo Que Notei No Meu Filho?"

    Participe!!