7 Preocupações dos Pais de Crianças Autistas

Ter um filho com TEA – Transtorno do Espectro Autista faz com que pais e mães entrem em um novo mundo.

Não importa que a criança apresente um autismo leve, moderado ou severo. Pais de crianças autistas acabam tendo muitas preocupações com o presente e o futuro de seus filhos.

Conversando com outras mães de filhos com autismo, de diferentes níveis de comprometimento, notei que várias perguntas vem à nossa cabeça.

Fiz uma listinha com algumas das questões que mais tiram nosso sono enquanto pais.

7 Preocupações dos Pais de Crianças Autistas

1 – Será que estou fazendo o suficiente?

A rotina de terapias é intensa. Você estimula seu filho no âmbito familiar, leva nos melhores médicos da área e mesmo assim por vezes se questiona se é o suficiente.

2 – Será que meu filho vai falar um dia?

Essa é uma pergunta que sempre paira na cabeça de pais com filhos autistas não verbais. É uma pergunta sem resposta, visto que muitas crianças com autismo de uma hora para outra começam a falar, outras deixam de se expressar com a fala e algumas seguirão a vida toda sendo não verbais.

3 – Será que vão tratar ele bem, quando eu não estiver por perto?

A realidade é que muitas crianças autistas sofrem com o preconceito de uma sociedade que ainda não sabe respeitar quem é diferente. Neste caso, nos resta estar bem informado sobre as instituições e profissionais com quem deixamos nossos filhos.

4 – Será que meu filho vai ter autonomia?

A maior luta dos pais de autistas é pela busca de autonomia para seus filhos. Todas as terapias e médicos são buscados sempre com a finalidade de dar uma base para que essas crianças sejam pessoas independentes no futuro. Dar condições para que nossos filhos consigam se virar sem a nossa presença é o que mais nos motiva a sempre ir atrás de novas possibilidades.

Outras Preocupações

5 – Meu filho é feliz?

Para muitas pessoas com TEA é muito complicado expressar seus sentimentos. Entender o que de fato se passa dentro da cabeça e do coração de nossos filhos é um grande desafio.

6 – Vai conseguir ter relações de amizade?

A falta de comunicação e linguagem adequadas faz com que muitas crianças autistas não consigam estabelecer relações mais profundos com outras crianças. É difícil para uma pessoa com autismo fazer amigos (Não é uma regra) e sabemos que essa falta de amigos pode trazer questões de isolamento e tristeza para nossos filhos. Por isso essa questão acaba nos trazendo tanta angústia.

7 – Vai conseguir estudar e trabalhar?

De novo uma pergunta que nos remete a busca de autonomia de nossos filhos. Queremos que eles sejam capazes de enfrentar o mundo sem a nossa presença, da melhor forma possível!

 

Veja também 23 Sintomas de Autismo em Crianças

 

E as respostas para tantas indagações?

Posso assegurar que cada uma dessas dúvidas nos levam a buscar melhores respostas para nossos filhos. Lutamos para que eles se tornem pessoas capazes dentro das capacidades delas.

Veja mais no nosso canal do YouTube!

Comentários

Sem Comentários para "7 Preocupações dos Pais de Crianças Autistas"

    Participe!!