7 Coisas que Incomodam Uma Pessoa com Autismo

Antes do meu filho ser diagnosticado com o TEA – Transtorno do Espectro Autista, eu via muitas coisas que ele fazia como manias. Não entendia porque certas coisas incomodavam tanto uma criança.

Pesquisando muito sobre o assunto percebi que as manias do meu filho eram comuns a muitas outras pessoas com o diagnostico do autismo. E que essas coisas que pra mim soavam como estranhas na verdade estão na sua maioria relacionadas com transtornos de processamentos sensoriais. Não são então, apenas manias que a criança faz para chamar a atenção. São questões com as quais o cérebro dela lida de maneira diferente.

Abaixo uma pequena lista de coisas que meu filho não gosta:

7 Coisas que Incomodam uma Pessoa com Autismo

1 – Etiquetas – desde muito pequeno ele odiava as etiquetas na roupa. Conversando com adultos que tem TEA eles também me explicaram que a etiqueta realmente os incomoda. Para alguns coça, para outros dói e alguns simplesmente não conseguem lidar com as informações que estão contidas nela.

Fonte: Blog Bendizê

2 – Sons altos – você certamente já viu uma criança com autismo colocando as mãos nos ouvidos diante de determinados barulhos. Sons que conseguimos tolerar com facilidade para eles é uma verdadeira agressão. Eles de desregulam e muitas vezes não conseguem lidar com tanto estímulo.

3 – Luzes fortes – aqui a gente pode incluir as luzes artificiais dos ambientes fechados e também luzes naturais como a luz solar. Não é raro você ver um autista com óculos escuros em ambientes em que para a grande parte das pessoas típicas o mesmo não é necessário.

4 – Cheiros – aqui em casa a questão dos cheiros pega muito. Andar de UBER é um tormento, pois cada carro tem seu cheiro característico. Meu filho entra em alguns carros de app e já vai dizendo “que carro fedido”. Outro momento muito tenso são as horas das refeições. Já notei que a preparação de alguns alimentos traz faz com que o pequeno fique bem nervoso.

5 – Sair da rotina – mudar a rotina é um verdadeiro caos. É complicado para grande parte dos autistas entender o motivo de algo mudar.

6 – Determinados alimentos – muitos autistas são extremamente seletivos com relação a alimentação. E a seletividade alimentar também tem relação com os transtornos de processamentos sensoriais. Muitas vezes o que vai fazer com que a criança seja resistente a determinado alimento é a textura do mesmo, a cor, o gosto ou mesmo o ambiente em que ela faz as refeições.

7 – Sapatos – eu costumo dizer que se meu filho tivesse a opção de andar descalço sempre, ele certamente andaria. Os calçados para ele precisam ser de determinado tecido. Nada que aperte.

Essas são algumas das coisas que muitos autistas, não curtem. Seu filho tem alguma outra questão com a qual ele não consegue lidar? Conta aqui pra gente!

Veja mais no nosso canal do YouTube!

Comentários

Sem Comentários para "7 Coisas que Incomodam Uma Pessoa com Autismo"

    Participe!!