O Estresse Que Acaba Com Uma Mãe

Ontem ouvi uma mulher de seus vinte e poucos anos, sem filhos dizer “Eu não quero ser mãe para virar essas mulheres estressadas que só falam que a maternidade cansa”.

Minhas palavras hoje são destinadas a ela e a tantas pessoas que costumam julgar as mães como pessoas que só sabem reclamar e que vivem cansadas.

Ser mãe é maravilhoso.

Mas ser mãe cansa!

Existe uma carga de trabalho físico e psicológico muito alto envolvido nas tarefas de uma mulher que é mãe. Tenha certeza, você que ainda não é mãe, nunca vai poder usar a frase “Estou exausta” com tanta propriedade quanto uma mãe. Geralmente a parte pesada sobra para a mulher.

Ainda vivemos em uma sociedade que acha que a obrigação de levar um filho ao médico é da mãe. Que quem deve acordar todas as noites é a mãe. Que joga a culpa pela doença, pela queda ou comportamento da criança na figura da mãe.


Quantas vezes você já ouviu alguém dizer “Mas onde estava a mãe dessa criança”? “Isso é coisa da mãe que não cuida ou educa direito”…


Sim, mães por vezes andam exaustas. É tanto trabalho com casa, comida, trabalhar fora, dar conta de tudo, dar conta das crianças que por vezes você vê mulheres estressadas.
Por vezes mães perdem o controle e gritam. Perdem o controle e choram. Perdem o controle e desabafam!


Chega um determinado ponto que essas mulheres precisam fazer essas coisas… não por serem loucas… mas justamente para não ficarem loucas.


Mães amam seus filhos mais do que tudo no mundo. Fazem de tudo por eles… e algumas vezes perdem a paciência com eles. Isso dói muito forte no coração e na cabeça de uma mãe. O que ela menos queria na vida é brigar ou se descontrolar com quem ela mais ama.


Mas infelizmente, a realidade da maior parte das mães é encarar a maternidade sozinhas. Sem rede de apoio espontânea ou paga. E quando você faz tudo, acaba sim ficando sobrecarregada.


Então, para a jovem que ainda não tem filhos: não julgue a realidade de mães que você não conhece. Seus julgamentos fazem essa mulher ficar ainda mais estressada.


Tenha mais empatia, por favor.
Texto @magicasdemae

Comentários

Sem Comentários para "O Estresse Que Acaba Com Uma Mãe"

    Participe!!