Mães perdem controle com filhos quando estão exaustas!

Outro dia vi uma mãe perder a paciência com o menino de uns 6 anos. Ela simplesmente gritou com a criança em um espaço público, cheio de gente em volta. Logo em seguida ela abraçou o filho e pediu desculpas para a criança dizendo “Mamãe não deveria ter gritado com você. Mamãe realmente está exausta”!

Eu não conheço aquela mulher. Não tenho a mínima noção do que ela faça na vida. Mas notei que suas desculpas eram realmente sinceras. Ela realmente tinha perdido a paciência por conta de seu estado emocional. 

Quem é mãe sabe que muitas vezes perdemos a paciência com nossos filhos. Neste momento o que faz com que a gente não saia gritando ou outras coisas é nosso alto controle. Acontece que quando estamos esgotadas fisicamente por conta de uma rotina solitária ou por conta de dar conta de cuidar das crianças, da casa, do trabalhar fora, por estar com um filho doente ou sem dormir bem… nós não conseguimos ter controle emocional. 

Se a gente não consegue pensar no que é o certo e deixamos a impaciência tomar conta de nossas reações, geralmente quem vai sofrer são as crianças e a nós também. 

A mãe exausta não consegue pensar. Ela simplesmente reage. 

Tudo que ela não quer é perder a cabeça com seu filho. Ela não quer passar dos limites e se sentir a pior pessoa do mundo!

A mãe exausta não consegue ter controle ao pedir pela décima vez para o filho não fazer algo… ela solta toda a sua exaustão em forma de raiva, fúria ou desespero. 

É como se ela estivesse pedindo ajuda. Ela por vezes pede “por favor crianças, ajudem a mamãe”. Mas crianças não tem maturidade para entender que a mamãe precisa descansar. Crianças não tem responsabilidade pelo controle emocional da mãe ou de seu cuidador. 

Cabe a nós mães, ou a pessoa adulta que faz parte da vida dessa mãe exausta, tomar as rédeas da situação. 

Mães precisam sim descansar. Precisam sim ter apoio para seguir suas tarefas sem surtar com as crianças, seja em casa ou em público. 

Se você ver uma mãe exaltada demais com uma criança, tente entender o que está motivando a situação. Tente oferecer uma palavra de ajuda e não sair julgando antes de conhecer a mãe que perde o controle. 

Se você é a mãe que está se sentindo exausta, procure se ajudar. Descanse alguns minutos por dia. Conte até 10 antes de responder no impulso aos atos de uma criança. Desvie sua atenção para outra situação e só depois tente resolver as coisas com seu filho.

Mães exaustas perdem o controle. Mas nunca deixam de amar seus filhos antes de tudo!

Comentários

Sem Comentários para "Mães perdem controle com filhos quando estão exaustas!"

    Participe!!