Para a Mãe do Filho que Vai para a Escola

Hoje vai ser um daqueles dias de muita ansiedade, dor no coração e também algumas grandes descobertas.
Deixar o filho bebê ou criança na creche ou escola exige da figura da mãe, um sistema nervoso nos eixos. Ao mesmo tempo que sabemos que é necessário ou importante para a criança ou família deixar um filho aos cuidados de uma escola, também nos bate no peito um monte de dúvidas:

Será que é isso o certo? Será que vai ficar bem?
Será que vão cuidar direito?
Será que ele vai sentir minha falta?
Será que vai chorar?
E os primeiros dias parecem que reforçam nossas incertezas. Uns se agarram na mãe, outros tentam fugir, alguns se jogam no chão, outros choram e gritam. Ah, e tem os que entram sem nem dar tchau… E seja qual for a atitude que o filho teve, a mãe sente vontade de chorar. Umas não aguentam e choram junto com o pequeno. Outras choram assim que viram as costas. Tem as que choram por dentro. Tem mãe que chora de alegria ao ver o filho entrar todo independente e tem ainda as que choram pensando “nossa, ele entrou sem nem me dar tchau… Será que não gosta de mim”? Coração de mãe sofre.
Esse momento de separação em que o filho vai ao encontro de um mundo novo, sempre traz a tona “será que ele vai ser feliz nessa escola”? Esse momento de separação nos emociona ao ver que nossos pequenos estão ultrapassando etapas. Estão conhecendo um mundo além de nós!
É um momento de fragilidade. Eu diria que mais para as mães do que para os pequenos. Eles entram e em poucos minutos estão brincando e sendo atraídos pelas novidades. E as mães ficam com a sensação do choro que ouviram ao deixar ele num ambiente novo.
Para as mães que enfrentam a adaptação escolar, tenham calma. É apenas mais um processo. Logo ele vai entrar nos eixos. Logo ele e você vão perceber que ao final do dia estarão voltando juntos para casa.
Você cheia de curiosidade. Ele com muitos aprendizados novos. E em alguns dias, você e ele nem vão lembrar mais das ansiedades dos primeiros dias.
PS: para toda mãe que está com o coração apertado neste início escolar, receba meu abraço apertado cheio de energias de “tudo vai passar”!

Texto @magicasdemae

Comentários

Sem Comentários para "Para a Mãe do Filho que Vai para a Escola"

    Participe!!