Meu filho Precisa Retirar as Amígdalas

Já faz um tempo que venho relatando como tem sido caóticas as noites de sono aqui por casa. Samuel voltou a acordar muitas vezes durante a noite. 

Ele dorme com a boca aberta, ronca muito e de repente falta o ar e ele acorda. Fiquei morrendo de medo que a adenoide tivesse voltado. Em alguns casos, principalmente quando você faz a cirurgia com a criança muito pequena, a adenoide pode voltar. Fui logo levar ele na otorrina para ver se era a dita adenoide que havia voltado.

Leia sobre a Cirurgia de Adenoide

Em um exame clínico ela já constatou que o problema agora era outro! Não era o tecido da adenoide que estava atrapalhando o sono do bebê e sim as amígdalas. Fizemos um raio x que confirmou o diagnóstico: a adenoide não voltou e as amígdalas estão gigantes.

amígdalas

Muitas pessoas me perguntam o porque não retiramos as amígdalas do Samuel quando fizemos a cirurgia de adenoide. A nossa médica me explicou que na época Samuel não tinha indicativos para retirada das amígdalas. Ele era muito bebê e não sofria com infecções de garganta, as amígdalas eram normais e não havia motivo que justificasse uma cirurgia.

Eu e meu marido ficamos muito na dúvida se deveríamos mesmo retirar as amígdalas, já que existe uma teoria de que as amígdalas são responsáveis pela imunidade da pessoa. Fomos atrás de uma segunda opinião. Consultamos com a pneumo – pediatra do Samuel e ela também constatou que no caso do nosso filho seria o mais indicado.

Leia mais sobre adenoide no texto Sobre Pós Operatório da Gabi do Aprendizados de Mãe

Realmente as amígdalas fazem parte do sistema imunológico da pessoa. Acontece que no caso do Samuel, elas são tão grandes que trancam a passagem de ar e isso prejudica o sono dele e como ele dorme pouco, fica muito irritado, tem dificuldades para se concentrar e se desenvolver. 

Fico imaginando como deve ser difícil para ele: não respira direito, não dorme, não se concentra, vive cansado.

Outro ponto muito importante que também pesou na nossa decisão foi que Samuel não consegue se alimentar direito. Como as amígdalas são muito grandes, ele tem dificuldade para engolir comidas sólidas. Ele prefere tudo que seja mais fácil como líquidos, pastosos e comidas bem pequenas e macias. 

Claro que fazer uma cirurgia não é algo que me agrada. Me dá um certo receio, visto que estamos falando de anestesia geral, centro cirúrgico e tal. Mas conversando com outras mães que já fizeram o procedimento vejo que a qualidade de vida dos filhos delas melhorou imensamente. 

Eu realmente espero que a qualidade de vida do meu pequeno melhore. Segundo a médica vamos perceber a melhora de imediato. 

Agora vamos fazer os exames pré operatórios que incluem um eletrocardiograma, exames de sangue e uma consulta com o anestesista. Vou contando para vocês nosso passo a passo conforme as coisas forem acontecendo.

Alguém já fez a cirurgia de amígdalas no filho? Como foi?

Leia Também Meu Filho Não Dorme!

Comentários

1 Comentário para "Meu filho Precisa Retirar as Amígdalas"

  • comment-avatar
    Elayne Cruz 22/02/2017 (20:30)

    Lorenzo passou por episódios horrível de infecção de garganta e ouvido, em menos de um ano tomou 6 vidros de antibióticos, muito para uma criança de 2 anos sem falar nas noites mal dormida por causa da adenoide nariz trancado e ronco. Após avaliação com otorrinopediatra fomos orientados a fazer a retirada das amígdalas e adenoide. Hoje estamos no terceiro dia de recuperacao, cirurgia rápida e tranquila, tirando o lado ruim de ver meu filho sem comer. apenas líquidos sorvetes e gelados até o terceiro dia, a partir do quarto dia papinhas e legumes bem cozidos, carne desfiada em temperatura normal, após o sexto dia comida bem cozida e massas….meu pequeno até agora está reagindo super Bem, sem febrao, vômitos e hemorragia que podem ocorrer até o terceiro dia de recuperação.

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: