Passamos um ano muito difícil! Samuel apresentou muitos problemas de saúde. Como já falei em outros posts o pequeno passou muita dificuldade para dormir a noite. Foram mais de dez meses sem dormir uma noite inteira. Período extremamente exaustivo para todos nós.
Depois de muitas investigações, antibióticos, remédios para bronquite e muitas idas a diversos médicos (pediatra, cardiologista, pneumologista, otorrino, neuro) descobrimos que o problema central do pequeno era a adenoide.
As adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide e quando elas crescem demasiadamente podem dificultar a passagem do ar.
Foi devido a dificuldade para conseguir respirar que Samuel começou a apresentar muitos quadros de apneia do sono. Ele não conseguia respirar e acordava umas 7 vezes durante a noite. Geralmente assustado, com sono, irritado. Outra característica da adenoide é que a criança respira muito mais pela boca do que pelo nariz. O ronco também é um sintoma muito comum além da dificuldade para comer ou mamar.
O aumento da adenoide faz com que secreções vão se juntando na região do nariz. Isso é um facilitador de bactérias e vírus o que acaba levando a infecções repetitivas, principalmente do trato respiratório. No caso do Samuel a adenoide era tão grande que estava começando a afetar a audição dele.
Até fazermos a cirurgia de retirada passamos por muitos exames. A primeira vez que observamos que era adenoide foi quando ele tinha 1 ano através de um raio x.
Os médicos não costumam operar crianças com menos de 2 anos com este problema. É recomendado esperar, visto que a adenoide pode voltar a crescer. Como nosso bebê só foi piorando durante os meses seguintes, foi encaminhado a uma consulta de emergência com um otorrino. Fizemos um novo exame chamado vídeo-naso em que a médica observou que o tamanho da adenoide estava em torno de 60% ou seja, um tamanho bem considerável. A profissional em questão não viu necessidade em fazer a cirurgia de ouvido ou amígdalas. Marcamos a cirurgia, mas o pequeno ficou doente no dia da operação e tivemos que cancelar.
O hospital em que íamos realizar o procedimento não possuía UTI. Ficamos receosos com isso e como acredito em coincidências da vida, resolvemos procurar outro local que possuísse uma Unidade de Tratamento Intensivo.
Acabamos chegando a uma médica muito competente e atenciosa chamada Ana Paula Baduy. A mesma a princípio explicou que não era aconselhado realizar a cirurgia antes dos 24 meses. Mas após examinar o pequeno ela foi bem categórica: “Ele precisa fazer a cirurgia!”. Com mais alguns exames foi constatado que era preciso fazer também a retirada de secreção do canal auditivo e a colocação de uns tubos de ventilação em ambos os ouvidos.
A cirurgia é simples e rápida. O incomodo é fazer um bebê ou criança pequena ficar em jejum de 12 horas. Geralmente os médicos fazem os procedimentos em ordem de idade. Os menores vão sendo os primeiros.
Vou descrever como aconteceu com nosso pequeno:
Entrei junto com Samuel no centro cirúrgico. A equipe médica fez o “cheirinho” para ele dormir (essa bombinha ai) depois disso ele dormiu e eu saí da sala. Ele recebeu anestesia geral.
Após 1 hora me chamaram para ficar com ele. Samuel chorava desesperado. Estava irritado pela dor e também pelo efeito da anestesia geral. Confesso que fiquei bem assustada quando vi o pequeno chorando daquela forma e com o nariz sangrando. Mas a médica e toda equipe do Hospital Cruz Vermelha foram super atenciosos. A Todo momento vinham verificar se o bebezão e eu estávamos bem. Depois de 1 hora fomos liberados para ir para o quarto. Lá foram mais umas duas horas de muito choro do Samuel. Bem difícil conseguir segurar ele. Só quando a alimentação foi liberada após 3 horas da operação que o pequeno foi se acalmando. Ficamos até as 13 horas no Hospital e logo após liberados para casa.
Os cuidados com o pós-operatório para adenoide quase não existem. O principal é não deixar a criança agitada demais e nem bater o nariz. Alimentação é toda normal. O que é mais complicado são os cuidados com os tubos de ventilação. Não podemos deixar nada de água nos ouvidos da criança. Para isso, sempre usamos algodão com algum óleo na hora do banho. Aliás os banhos são muito mais rápidos e confesso que intercalo as lavadas do cabelo, dia sim, dia não. Os tubos devem cair sozinhos entre 2 meses a 1 ano após a cirurgia.
A vida após a retirada da adenoide melhorou consideravelmente.
Ele não apresentou mais crises de asma, passou a comer mais, respirar pelo nariz, interagir mais conosco, ganhou peso e não ronca e nem respira mais com a boca aberta.
E o sono?
Esse ainda não é dos melhores. Ele antes acordava cerca de 7 vezes, lembram? Agora passou a acordar 1 ou 2 vezes durante a noite. Ainda não é o ideal, mas é um sonho de consumo para quem não dormia praticamente nada.
Indico sempre ficar atenta a todos os sintomas que seu filho possa apresentar. Pode ser uma simples adenoide, mas que quando tratada pode melhorar muito a qualidade de vida de seu filho. Quando a doutora me disse logo após a cirurgia que não sabia como Samuel conseguia respirar com o tamanho da adenoide e que seu canal auditivo tinha muita secreção pensei em toda dificuldade que ele tinha e todo sofrimento que ficou passando até então.
Não há coisa pior para uma mãe que saber que não conseguiu evitar o sofrimento de um filho. Não há felicidade maior do que saber que a vida do nosso pequeno será muito melhor depois da retirada da adenoide!
36 Comentários para "Antes e Depois da Cirurgia de Adenoide"
maria jose barroso 16/09/2016 (22:07)
eu tb sofri muito com minha filha sofrendo sem dormir ai li um livro descobri que poderia ser adnoide ir era
a pediatra dela nunca falou sobre isso comigo fiquei cm raiva dela pq poderia te evitado muito choro muita febre e muitoooooooooooooo antibiotico
maria luiza dias laudano filha 16/11/2016 (07:06)
oi meu filho está assim com apnêia respira pela boca e tem ficado muito com o nariz escorrendo ao longo do ano ou seja não tem um mês que ele não fique assim e estou triste e preocupada
Kely Varela 16/11/2016 (11:58)
Olá Maria Luiza,
Converse com o pediatra. Tem alguns medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas.
Espero que ele melhore em breve!
Beijo Grande
kely
Mônica 16/12/2016 (23:59)
Olá, minha filha operou a três dias e estava muito bem, mas essa noite ela está rocando muito, mais do que antes da cirurgia. Quero saber se com seu filho ocorreu o mesmo. Isso é normal?
Kely Varela 18/12/2016 (22:16)
Olá,
Samuel levou uns 15 dias para começar a respirar direitinho!Também tinha ficado na dúvida, mas conversei com a médica e ela me explicou que demorava um pouquinho mesmo!
Espero que sua filha melhore logo.
Beijos
kely
Rita mendes 30/04/2017 (02:59)
Minha filha operou ha dois dias e ela ta c muita secreção q qdo respira fica fazendo d barulho e com isso ronca e geme junto… apos a cirurgia eh normal muita secrecao? Muito mais q antes? Da vontade d limpar a garganta ou assoar nariz mas nao pode eu sei… to ficando desesperada pois ja nao dormia antes e pós cirurgia ta pior!!!
Kely Varela 01/05/2017 (23:04)
Ligue para a pediatra e converse! Samuel não teve secreção. Mas cada criança reage de uma forma!
Melhoras para ela!
Beijo grande
Kely
Kellem 05/04/2017 (03:19)
Olá..meu bbzinho de 1 ano e 8 meses tem adenoide aumentada e o pediatra receitou medicamento mas ele piorou..foi então que percebi a apnéia. Levei no otorrino e ela passou antibiótico oral e um medicamento para o nariz q não encontramos em nenhuma farmácia. Confesso que estou sem dormir direito…fico desesperada quando ele para de respirar.
Jessica 12/04/2017 (19:17)
Olá! Muito bom ler sua experiência. Estou angustiada, estressada sem saber o que decidir. Peço ajuda, minha filha já tomou muito antibiotico, dorme com a boca aberta e ronca, tem dificuldade de respirar as vezes e tem hipertrofia de adenoide. A pediatra nunca me orientou pois só passa remedios e nada resolve. Apenas melhoras mas no outro mês volta. Cansei de dar medicamento, nem ela aguenta mais. Ela tem quase 3 anos. Fui ao otorrino e um indicou a cirurgia e outro passou tratamento de novo. Gente eu penso em fazer e ver minha filha comendo bem e respirando bem, não aguento ver ela sofrer. Mas a pediatra esta me pertubando dizendo que nao aconselha a fazer pois pode voltar a crescer de novo e ela pode sofrer de faringite. O que vocês faria?
Tamara coimbra 22/05/2017 (22:52)
Olá. Meu filho tem 2 ano desde que nasceu ele respira mal. Com 1ano e 8 meses fez um Exame ele esta com adnoide 75% ou seja só tem 25 % sempre ronca e sempre tá doente com corrimento no nariz e antibiótico sempre.
Agora o otorrino quer opera mas tenho medo. Mas e a única solyçao.
silmara lopes dos santos 31/05/2017 (09:58)
Bom dia.
Minha filha vai tirar a adenoide to bem preocupada por isso que estou pesquisando tudo, espero que de tudo certo.
Ana Paula 31/07/2017 (10:04)
Olá, lendo o seu post, vi o meu filho. Ele também era assim, não dormia a noite, acordava várias vezes, roncava, acordava assustado, berrando, e com muito sono. Sempre ficava doente, a cada 15, 20 dias levava ele para o pediatra, e saia do consultório com a receita de um novo antibiótico. Terrível a qualidade de vida dele e a minha também.
Dia 24/07/17, o Joao fez a cirurgia da adenoide e colocou os tubos de ventilação também. Da mesma forma o médico disse que tinha muita secreção no ouvido e a adenoiode estava bem grande. Foi uma situação que relutei muito para aceitar, me culpava por procurar tantos médicos, e realmente acreditava que eu tinha procurado a necessidade de uma cirurgia.
Para minha paz, o Joao reagiu super bem no pós operatório, conseguiu cuidar bem da alimentação dele. A licença foi de 05 dias, mas como foi em uma segunda feira ganhei mais o fim de semana. O sono do Joao melhorou um pouco , dormiu a noite toda 3 vezes já, e o restante até o momento acordou 1 só vez.
Acredito que isso é um sinal de que está melhorando. Segundo o médico depois de 15 dias já posso observar melhora.
Fernanda Sena 21/09/2017 (20:43)
Oi lendo essa história fiquei emocionada por lembrar do q passei esse ano com minha filha com 5 anos apresentou uma crise muito forte de otite rompendo e saindo uma secreção fiquei desesperada….a adenoide não chegava nem 50%…mas foi preciso a retirada…faz um mês que está com o tubo de ventilação no ouvido direito…..confesso q os banhos estão sendo os mais difíceis….mas faço qualquer sacrifício pela saúde e bem estar da minha pequena Maria…
Kely Varela 21/09/2017 (22:54)
Os banhos são complicados mesmo… mas você vai ver, logo eles caem e a vida de vocês vai ser só alegrias!
Muita saúde para a pequena!
Beijão
Kely
Sandra de Vasconcelos Capareli 12/12/2017 (21:14)
Meu filho vai passar pela cirurgia amanhã em 13/12/17. Ele até dorme bem, ronca quando está em crise, as vezes penso se é necessário a cirurgia, ele tem 80% de obstrução. Mas o problema é que toda vez que tem qualquer resfriado, evolui para uma otite. ConfessO que estou com medo, mas preciso confiar em Deus pois se ele ficar livre das dores de ouvido, vai ser muito melhor.
Kely Varela 15/12/2017 (00:16)
Como foi a cirurgia?
Você vai ver que a vida de vocês vai mudar drasticamente! Para melhor!
80% de obstrução é uma super adenoide!
Faz bem em realizar a cirurgia… ele vai respirar e viver muito melhor!
Mande notícias da recuperação dele!
Beijos e fiquem com Deus!
Priscila 28/12/2017 (11:49)
Meu filho tem 86 % de obstrução. É muito alérgico,tem sinusite,rinite e bronquite. Respira muito pela boca,ronca mais quando está em crise.Mas com frequência toma antibióticos por conta da sinusite daí as adenoíde incha, os 14% que tinha de ar acabam.Hoje fiz os exames pré operatórios,se tudo der certo fará a cirurgia na próxima semana! Confesso que tenho uma certa insegurança,medo da anestesia e do pós operatório também! Peço a Deus que fique tudo bem. Volto pra contar notícias. Bjos
Juliana 21/02/2018 (17:12)
Ola meu filho passou pela cirurgia a tres dias e tambem foi a adenoide os ouvidos e fez tambem uma cauterizaçao mais sera que e normal ele estar falando meio fanho?
celia 19/03/2018 (15:32)
OLA, MINHA FILHA TEM 5 ANOS, É MUITO ALERGICA, TEM BRONQUITE, E TA TENDO CRISES PELO OMENOS UMAS 8 VEZES POR ANO,. DEPOIS DE TANTAS TENTAVIVAS RESOLVEMOS FAZER A CIRURGIA, QUE SERÁ ESSA SEMANA, ESTOU UM POUCO APREENSIVA, MAS TENHO FÉ QUE VAI DA TUDO CERTO! BJOS MAMAES,
Kely Varela 30/03/2018 (00:39)
Olá Célia,
Como foi a cirurgia?
Eu acredito que a saúde da sua pequena vai melhorar muito depois da cirurgia.
Muita saúde para a pequena!
Beijo grande
Kely
celia 30/03/2018 (14:34)
Então…. a minha filha fez a cirurgia no último dia 22. Tá se recuperando bem graças á Deus. No terceiro dia ela apresentou febre e vômitos , foi medicada e ficou tudo bem. Já fez o retorno com o médico tá praticamente tudo cicatrizado, a alimentação já tá voltando ao normal. Só tenho que agradecer ao meu Deus pela graça! E as mamães que irão passar por esse procedimento juntamente com seus filhos fiquem em paz, vai dá tudo certo e com certeza a saúde dos pequenos vai melhorar muito! Obrigada Kely pelo carinho! Abraços.
Michelle 09/05/2018 (19:01)
Boa noite!
Minha filha fez a cirurgia da retirada da adenoide hoje, e ela tem Bronquite Asmática e faz o uso de bombinha Clenil queria saber se alguém sabe me dizer se pode continuar com o uso da bombinha normal, pois esqueci de perguntar para a médica. Alguém passou pelo mesmo caso e sabe me ajudar por favor?
Kely Varela 09/05/2018 (22:42)
Samuel na época usava bombinha também… era outra, mas de uso contínuo… continuou usando normalmente..
Suelen Riesemberg 09/06/2018 (17:31)
Olá minha filha tem 3 anos fez a cirurgia dia 05/06 terça passada graças a Deus correu tudo bem, mais o pós operatório é o mais difícil estou sofrendo junto com ela as noites mal dormidas pq ela acorda com fome não é nem pela dor ela não come nada batido no liquidificador então as sopinhas salgadas já eram por aqui, somente o sorvete e o leite com nesquik está fraca a médica diz que é normal ela não querer comer, estamos na luta só queria saber quando que ela pode voltar a comer comida normal e quente pq ela não come nada gelado agradeço as ideias e dicas meninas
Adriana Lemos 02/07/2018 (09:00)
Bom dia! Meu pequeno tem 3 anos e realizou a cirurgia no dia 27/06 quinta-feira (retirou amídalas e adenoide), roncava muito, era dentuço sem nada nca chupar uma chupeta e estava tendo várias apneias durante o sono. Não é fácil ver um filho entrando no centro cirúrgico chorando, querendo a mamãe. O coração ficou miúdo! Após 1:30h ele voltou para o quarto. Gemia de dir, nem falava, fazia mimicas e nenhuma posição o deixava confortável, alémdo hálito com forte cheiro de sangue. A gente sofre junto, não dorme junto… recebeu alta no mesmo dia com receita de dipirona, antibiótico e um sorinho em gotas para 3 dias no nariz. Na mesma noite ao chegar em casa, até uma gota de água ele vomitava, junto a uma baba com rajadas de sangue. Até o remédio ele vomitava. Pela manhã cedo o levei na emergência, tomou soro com glicose e corticoide na veia. Sai com receita de prelone para 3 dias (estava com muito edema no local da cirurgia). Começou a melhorar no domingo, falava pouco (fanho). O problema aqui é o q comer. Ele não toma sorvete, nem sucos enem quer leite (omédico recomendou suspender a mamadeira no pós cirúrgico para evitar sangramento e canudo tb). Dai ele só quer tomar yakult. Imagina yakult por todo dia! E acho ele um puco ácido q pode prejudicar a cicatrização, mas ele implora por yakult. Consegui dar um pouco de potinho de legumes da nestlé na hora do almoço e só. Temos q comer pão escondido dele (pq chora pedindo pão) e tentei dar macarrão, q ele gosta, mas reclamou q doeu. Que esses dias passem logo! Se alguém poder compartilhar sobre a alimentação pós cirurgia eu agradeço.
Adriana Lemos 02/07/2018 (09:07)
Esqueci de relatar acima o estado frequente febril e febres de até 38,4 até o sábado. Ele ja perdeu 1,200 quilos. E se tratando de mágicas de mãe, no sábado pedi para comprar um peixinho para ele, pq ama animais. Foi o q deu uma levantada nele. Batizou o peixinho e deitava para ver o novo amigo nadar. Quanto ao sono, tudo ficou silencioso agora. A gente até levanta pra ver se está vivo pq antes era só escutar. Rsrsrs
Guinaldo 23/09/2018 (19:22)
Boa noite! Muito bom seu blog e todos os comentários aqui. Acalmam um pouco minha alma.
Meu filho Gustavo (06 anos) irá fazer a cirurgia de retirada das adenoides e amígdalas amanhã, 24/09/2018, e como todos, estou muito apreensivo. Os raios-X indicaram obstrução de 90%, e mais recentemente, 70% após tratamento com corticóides. Ronca pouco, mas qualquer coisa resfria, inflama a garganta e é um horror vê-lo sofrer. Tiramos até da natação, pois sempre adoecia após as aulas.
Acredito que tudo transcorrerá bem e que é para seu melhor.
Kely Varela 23/09/2018 (19:36)
Olá Guinaldo,
Com certeza tudo vai dar certo! Vocês vão notar uma mudança brusca para melhor!
Muitas orações e desejos de uma recuperação tranquila e rápida!
Abraços
kely
Andiara 22/10/2018 (14:59)
Ola, meu filho -1 ano e 5 meses – fez uma cirurgia de colocação do tubo em junho, porem com 30 dias caiu, e voltou as infecções, procurei outro medico e o mesmo disse que precisaria recolocar, e fazer a adenoide, pois estava 90% aumentada
Fizemos a cirurgia na ultima sexta feira, como já tinha feito uma, sabia do pos operatório e não me assustei tanto, pois na primeira fiquei muito abalada, como eles voltam da cirurgia.
O Medico disse que o ouvido estava repleto de secreção, mesmo tomando antibiótico há 20 dias…
Falou qe agora ele vai escutar normalmente, quando falou isto me deu um aperto no peito….que dó do meu pequeno.
A única coisa que não esta se alimentando tão bem estes dias após cirurgia, mas além disto ainda tem os dentes vindo.
Ele esta roncando um pouco quando dorme, mas o medico tbem falou que é normal isto por uns 10 dias.
Seu post é ótimo.
Izabella 01/11/2018 (13:28)
Olá….minha filha tinha 90%…NOVENTA!!!! Fez a cirurgia dia 16/10/18, e tirou as amídalas também. Foi meio complicado os primeiros dias do pós operatório por causa da retirada das amídalas, da adenóide foi super tranquilo. Só que agora 17 dias depois ela ta espirrando muuuito e toda entupida…. seu filho passou por isso? Fico angustiada pq ela passou pela cirurgia pra diminuir esses quadros e mal se recuperou da cirurgia já ta com crise alérgica de novo….
Kely Varela 04/11/2018 (23:22)
Olá Izabella,
Samuel não ficou assim não. Na verdade nos primeiros dias ele ainda respirava com dificuldade “acho que o costume” mas depois de 15 dias melhorou muito a qualidade de vida dele. Recomendo que você converse com o pediatra. É bom ver se ela não pegou alguma virose junto…
Beijo e muita saúde para a pequena!
Giovanna 13/11/2018 (21:57)
Meu filho está com dificuldades de falar , os de voces também ? Demoram quanto tempo depois da cirurgia ?
Kely Varela 24/11/2018 (13:44)
O Samuel começou a falar mesmo no final do ano passado… e este ano com seus 4 anos, começou a ir na fono, pois realmente estava com atraso para falar…
Olga 20/11/2018 (12:54)
Obrigada por compartilhar sua experiência, serviu para acalmar meu coração meu filho vai fazer nos próximos dias.
Jane 06/12/2018 (17:40)
Oi meu filho apresentava as mesmas reclamações de VCS operou sábado dia 1/12 tá sendo uma luta aqui ele fez amídalas adenóide vê tubo e a reclamação dele e no ouvido as vezes dá umas crises de choro com grito eu fico em pânico hoje tem 5 dias será que é normal?
Monique 08/12/2018 (23:52)
Você narrou a minha e
História meu filho também operou falta uma semana pra 2 anos… Quando lii vii um filme passando na minha cabeça tudo o que eu tinha vivido…meu. Filho ja vai fazer 3 anos que fez a cirúrgia e tirando a renite alérgica esta tudo bem…beijos