Contação de História Infantil – Seu Filho Vai Dormir Mais Feliz!

Contação de História Infantil – Seu Filho Vai Dormir Mais Feliz!

Amo contar histórias para os meus filhos. Bem antes de ser mãe eu já adorava contar histórias para as crianças. Eu era professora de artes e sempre fui atriz e depois que virei mãe, passei a usar minhas habilidades para contar história infantil para os meus filhos.

Você não precisa ser atriz para ler histórias para seus filhos. A única coisa que você precisa é de tempo e histórias!

Muitos pais utilizam a contação de histórias como ritual da hora do sono das crianças. Alguns pais preferem ler como forma de atividade durante o dia e outros usam para ajudar no momento dos deveres escolares dos filhos.

Não importa a hora, ler para os filhos ou ler junto com eles vai ajudar muito suas crianças a desenvolverem a criatividade, imaginação, senso crítico, curiosidade e fortalecer o lado lúdico, tão importante na primeira infância.

contação história infantil

Contação de História Infantil na Hora de Dormir

Se o seu horário predileto é contar histórias para ajudar seu filho a relaxar e dormir é preciso ter muita cautela com a escolha dos temas das histórias. Aqui em casa, nosso ritual inclui as histórias (sim, nunca é apenas uma), uma oração e cantorias. Lembre que o sono do bebê é também o sono de uma mãe! e por isso, vale a pena investir no rtual da hora de dormir.

Na hora de dormir as histórias devem ser mais amenas. Não é muito recomendado contar histórias de monstros, bruxas ou lobos malvados neste horário. A criança pode ficar assustada e ter medo de dormir. Algumas crianças ficam tão impressionadas com o bicho papão que chegam a ter pesadelos. Por isso, cuidado com o tema!

Baixe as luzes, diminua o barulho na casa e fique próximo aos pequenos. Se você for contar uma história utilizando o livro, provavelmente eles vão te pedir para ver as ilustrações. Deixe que eles interajam com você nas histórias.

Outro dia li em algum lugar que precisamos contar nossas histórias pessoais para nossos filhos. Resolvi testar e contei algo relacionado ao meu tempo de criança. Depois disso, Raquel sempre pede que eu conte coisas de quando eu era criança.

Outra coisa legal é você deixar que seus filhos escolham a história do dia. Aqui em casa temos muitos livros e como são dois filhos, cada um pode escolher uma história por noite. 

contação de história infantil

Tente mudar o tom da sua voz para passar mais o clímax da história. Fazer uma voz diferente para a vovó ou para o lobo mau vai deixar seus filhos mais interessados.

Provavelmente eles vão te pedir a mesma história milhares de vezes! Crianças aprendem pela repetição

Não tenha pressa! Aproveite que está lendo uma história com seu filho para aproveitar o momento com ele. Eu me lembro até hoje das histórias que minha mãe contava para mim e para meus irmãos. Lembro também de todas as músicas que ela cantarolava na hora do sono. 

Contar histórias é dar a possibilidade do seu filho conhecer novos mundos junto com você. Sem precisar sair de casa, sem gastar dinheiro. 

Garanto que ele vai gostar das histórias e do fato de estar ao seu lado!

Que tal fazer Brinquedos com seu filho em casa?!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *