Clexane na Gravidez – Como Conseguir o Medicamento pelo SUS

Clexane na Gravidez – Como Conseguir o Medicamento pelo SUS

Semanas atrás publiquei um texto onde contava a minha experiência com as injeções de Clexane. O uso do medicamento é essencial, durante a gestação, para portadoras de trombofilia, trombose e pacientes com históricos de abortos sucessivos.

As injeções de enoxaparina sódica (nome da fórmula) são extremamente caras. Em média cada seringa vai custar entre 38,00 a 55,00 reais. Agora imagine arcar com esses valores durante 10 meses. Inviável para a maioria da população.

Muitas leitoras me perguntaram qual foi o meio utilizado para conseguir o medicamento via SUS. Conforme havia prometido vou relatar as formas pelas quais conseguimos aqui em Curitiba. Sei que grande parte dos Estados brasileiros fornecem o medicamento via Unidades de Saúde ou Secretarias de Saúde dos Municípios, mas não posso afirmar como funciona o processo em cada uma das cidades.

Primeira Gestação 2011

Em 2011 me cadastrei no Programa Mãe Curitibana, que atende gestantes e mulheres no período do puerpério. Lembro que ao me cadastrar algumas atendentes me disseram que eu não conseguiria o medicamento. Não dê ouvidos! Fale com quem entende, ou seja, o médico que vai te avaliar. Passei por consulta com o ginecologista da Unidade de Saúde. Eu havia levado exames de quando tive trombose e uma carta do meu cardiovascular falando da necessidade do uso de Clexane na gestação. 

O médico da Unidade de Saúde fez a solicitação do medicamento. Foram anexados cópias dos exames, a carta original do cardiovascular e encaminhados para análise da Secretaria Municipal de Saúde. Precisei fazer o pré-natal na Unidade de Saúde e com uma equipe de médicos de alto risco. Quinze dias após o envio do pedido eu estava com as primeiras caixas de Clexane em mãos. Durante a gestação a entrega do medicamento atrasou várias vezes. Não recebi as injeções para o período do puerpério. Importante você guardar um dinheiro para caso essas eventualidades desagradáveis venham a acontecer.

Clexane Gravidez

Segunda Gestação 2013

Achei que já conhecia o caminho que levava às injeções. Puro engano. Em 2013 consultei na mesma unidade de saúde, com o mesmo ginecologista que fez o mesmo modelo de pedido. A resposta foi negativa. A justificativa “que eu precisaria comprovar que eu tinha trombose”. Como assim? Eu já havia tido, mas não estava com a doença no momento. 

A Secretaria de Saúde de Curitiba exigiu cerca de 5 exames para comprovar a necessidade do uso do medicamento. Eles não faziam esses exames pelo SUS. Cabe ao paciente arcar com os custos dos exames. São procedimentos relativamente caros e demorados. Um dos resultados levou mais de 20 dias para sair. Fiz os exames.

Como o valor da medicação é extremamente caro resolvemos entrar com um pedido via Judicial através de um Mandado de Segurança – MS. 

Após três dias da entrada do MS na justiça, estávamos com as injeções em mãos por ordem judicial. O juiz determinou multa por dia de atraso, caso não fosse entregue na data certa. Desta vez, o medicamento foi disponibilizado inclusive para o período do pós-parto.

Trombose no Pós Parto

Acabei tendo trombose no final da gestação. Precisei tomar Clexane por todo período da amamentação (13 meses). De novo dei entrada no pedido da medicação na mesma Unidade de Saúde com encaminhamento do especialista da trombose e com todos os exames recentes comprovando a reincidência da doença. Novamente o pedido foi negado pela Secretaria Municipal de Saúde com a justificativa de que o caso não se enquadrava dentro do Programa Mãe Curitibana. 

Novo pedido via judicial. Nova concessão do juiz. Em uma semana eu estava recebendo as caixas de enoxaparina sódica. Novos atrasos na entrega. As injeções forem entregues para o período do tratamento.

Dicas que podem te ajudar caso venha a precisar dessa medicação via SUS

Aprendi que todo processo é bem burocrático e pode demorar. Por isso, SE ORGANIZE, se você já apresentou quadro de trombose, possui histórico de abortos seguidos, tendência comprovada por exames de trombofilia.

Exames que Comprovem a Trombose ou Tendência a Ela: O SUS, através do Programa Mãe Curitibana (Curitiba) exige uns cinco tipos de exames que comprovem que você teve, tem ou terá uma trombose. Esses exames não são cobertos pelo SUS. Você terá que fazer eles por conta própria ou pelo seu plano de saúde. São exames relativamente caros e demorados. Os planos de saúde costumam liberar os mesmos, mas exigem cartas do médico explicando a real necessidade do procedimento. Por isso, guarde todos os exames relativos ao assunto pois isto poderá agilizar o processo.

Ginecologista de Alto Risco: tenha um bom ginecologista de alto risco. Ele certamente lhe dará as dicas necessárias para a entrada do pedido de Clexane na sua cidade. Sua gestação irá precisar de cuidados especiais. Um bom profissional lhe transmitirá maior segurança.

Paciência: Além de ir mensalmente nas consultas com seu gineco, você terá que consultar pelo SUS também para garantir as injeções. Geralmente pelo médico do posto de saúde e por mais um do grupo de alto risco de uma das maternidades credenciadas. Ah, claro, e pelas consultas com o cardiovascular também.

Organização: guarde todos os documentos que você pegar – receitas, cartas, laudos, qualquer documento relativo a sua gestação ou prontuário médico. Sério, isso fará uma grande diferença no futuro, caso precise de um advogado.

Reserva Financeira: tenha um pouquinho de dinheiro guardado, pois certamente as primeiras injeções terão que ser pagas do seu bolso. E acredite, elas são bem caras.

Eu, espero que vocês não tenham nenhum problema em todo o processo. É o melhor momento da vida e realmente o que mais queremos enquanto gravidinhas, é curtir nossa barriga e preparar a chegada dos nossos queridos bebês.

Quem quiser ter acesso ao meu processo, é só se increver usando o fomulário abaixo. São apenas três passos: se inscrever, confirmar o seu e-mail e fazer o download!





Comentários

29 comentários

  1. Tô grávida e nessecito desesperadamente do clexane 60 mg o sus demora muito to de dose semanas ja perdi dois bebés tenho uma sindrome de saf me ajudem se tiver para doar 11-951316710 por favor não tenho condições

  2. Ola, Kelly

    Podes me mandar por e-mail uma copia do seu processo de pedido judicial do clexane??

    Aguardo

    Att,

    Catia

  3. meu nome e Jeane estou com dificuldade pra conseguir a clexane! estou gestante e preciso tomar ate o final da gestaçao

  4. Olá Kelly pode me enviar cópia do seu processo? Estou grávida e correndo atras pra conseguir as injeções..obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *