O Choro da Minha Filha Parte Meu Coração!

O Choro da Minha Filha Parte Meu Coração!

Raquel tem chorado muito! Não é um choro de manha. Não é um choro para chamar minha atenção.

Ela chora de saudades!

Raquel tem sentido saudades da avó que já se foi. Minha sogra faleceu quando nossa querida filha tinha apenas 3 aninhos. Na época eu achava que ela não estava entendendo nada e que não sentiria falta da avó. Mas me enganei. Ela sente muita falta da querida vovó que mora hoje lá no céu.

O fato é que desde que minha sogra faleceu sempre tentamos conduzir a história de forma natural, mostrando que é algo que acontece. Falar sobre o assunto nem sempre é fácil, pois o entendimento deles muitas vezes é um pouco diferente do nosso.

Certa vez ela estava chorando com medo de que eu virasse uma estrelinha assim como a vovó. Expliquei que isso iria demorar, que seria apenas quando eu ficasse com os cabelos bem branquinhos. E neste momento ela fica aos prantos dizendo que não queria que o avô também virasse estrela. Lembro que fiquei meio sem ação e acabei dizendo que apenas as pessoas de cabelo branco que estavam doentes é que iam para o céu.

O tempo foi passando e Raquel nunca esqueceu da avó. Sempre fala “eu adorava o sagu da vovó” ou “vovó Déda é que brincava comigo”.

vovó

De um mês para cá as crises de choro começaram a ficar mais intensas. Ela me abraça aos prantos e diz que sente muita saudade da vovó… que aquela vó era a favorita dela… que só aquela vó gostava dela de verdade…

Hoje a conversa começou com ela aos prantos me dizendo “Não quero que você vire uma estrelinha”! Eu já fiquei toda impressionada. Pensei será que ela está tendo algum pressentimento? Será que ela acha que estou doente? Ela então continuou dizendo: “não quero que você fique velhinha de cabelo branco e vá morar no céu”! Eu falei que não ia ficar velhinha, que a gente tinha muita vida pela frente, que tudo estava bem.

Já li muito sobre o assunto, conversei diversas vezes com o meu terapeuta sobre como conduzir o tema morte com as crianças… mas quando ela tem esse tipo de comportamento, confesso que fico muito triste e perdida. Será que falta fazer algo por ela? Será que ela está carente de atenção? Será que o vazio causado pela falta da avó vai demorar a ser preenchido (nunca esquecido)?

Crianças são muito sensíveis e enxergam o mundo com olhos muito simples e diretos. A vida é fácil na visão deles: basta pegar um balão, avião ou foguete e ir lá em cima dar um abraço carinhoso na avó!

Se alguém tiver alguma dica de como lidar com o assunto, por favor divida comigo via comentários. Ver minha querida Raquel chorar com saudades da vovó, realmente me parte o coração!

13 Frases Que Machucam Uma Criança

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *