9 coisas que as mães de primeira viagem deviam saber sobre o parto e pós parto!

Algumas coisas me deixaram extremamente surpresa após o parto da minha primeira filha. São coisas que ninguém te conta e você acaba descobrindo apenas quando vai para a maternidade ou após o parto.

Para as mulheres que estão grávidas, não são coisas para te assustar. São apenas situações que eu gostaria de saber antes delas acontecerem.

1 – O sangramento é normal no pós parto – eu não tinha ideia que existia o tal sangramento depois do parto. Realmente me assustei um pouquinho com a quantidade de sangue nos primeiros dias. Depois de uns dias o fluxo vai diminuindo. Recomendo que você compre aqueles absorventes noturnos, pois eles vão conseguir segurar melhor o fluxo do sangramento. E quanto tempo vai durar esse processo de sangramento? A maioria das mulheres apresenta sangramento entre 4 e 6 semanas pós parto, podendo variar de mulher para mulher. O organismo está fazendo uma espécie de limpeza do útero para que tudo volte para o seu devido lugar.

2- Todos os nascimentos são diferentes – quando estamos grávidas temos a tendência a seguir o que deu certo com as mulheres que conhecemos. Então, muitas vezes idealizamos um parto querendo que ele seja igual ao o da nossa irmã, amiga e mesmo com as experiências que nós mesmas já tivemos com os filhos anteriores. Só que precisamos lembrar que cada mulher e caba criança é diferente da outra. Então, pense no parto tendo como base a sua história. Confie no seu médico e para que você fique mais tranquila, elabore um plano de parto.

pós parto

3 – Dores do parto – aqui vou falar da minha experiência com a cesárea e da experiência de algumas amigas com o parto normal.  Minhas cesáreas foram programadas devido aos meus casos de trombose. O que achei bem estranho foi o pós operatório. A sensação de não conseguir mexer as pernas nas primeiras horas pós parto me deixou um pouco desconfortável. O pós parto também requer mais cuidados por conta dos pontos.

Já quem teve parto normal, a maior surpresa costuma ser com a “hora da coroação” do bebê. Ela tende a durar algumas contrações e muitas mulheres relatam que a sensação é de ardência bem desconfortável ou como se estivem com muita vontade de evacuar. Essa sensação é bem normal, visto que a pele está se esticando para que o bebê possa sair.

4 – Amamentação exige muita informação – eu estudei bastante sobre amamentação ainda na gravidez, mas não o suficiente. Mesmo tendo lido sobre o assunto, meus peitos racharam e senti muito desconforto nos primeiros dias. Muitas pessoas me diziam que era melhor desistir que eu não ia conseguir dar mama sem sentir dor. Mas eu queria demais amamentar minha bebê. Contratei uma enfermeira especializada em amamentação e cerca de 20 dias depois eu conseguia amamentar a minha filha sem dor nenhuma. Amamentei ela até ela completar 1 ano e 10 meses.

Pega Correta do Bebê na amamentação

5 – Contrações no pós parto – depois que meus filhos nasceram eu senti algumas contrações. Não eram como as do parto, eram uma espécie de cólica menstrual. Esse processo é o útero trabalhando e voltando ao seu tamanho normal.

pós parto

6 – Menstruação e amamentação – sempre ouvi dizer que enquanto eu estivesse amamentando eu não ficaria menstruada. Pois bem, cuidado com esse tópico! Eu fiquei menstruada 2 meses após o nascimento da minha filha, mesmo ela mamando só no peito! Aqui também vale para a história de que você não pode engravidar se estiver amamentando. Já ouvi muitas mulheres relatarem que engravidaram no período de amamentação.

7 – Amamentar emagrece – tome cuidado com essa afirmação. Amamentar emagrece mas não significa que você vai poder comer horrores. Se você comer mais do que precisa, vai engordar de qualquer forma.

Você não está gorda – Você acabou de ter um bebê

8 – A barriga de grávida permanece por um tempo – achei bem esquisito ver a minha barriga depois do parto. O bebê não estava mais lá dentro, mas parecia que ela ainda estava com um bebê lá dentro. Ela vai voltar ao normal. Tudo é questão de tempo. A natureza do corpo leva algum tempo para colocar tudo no seu devido lugar novamente.

pós parto

9 – Cuide de você – a gente quer dar conta de tudo quando o bebê nasce. Queremos cuidar dele o tempo todo. Mas é preciso tomar cuidado: você precisa cuidar bem de você para cuidar bem dele. Tente descansar sempre que puder. Tome muito líquido. Peça ajuda para as outras pessoas. É importante que você esteja bem física e emocionalmente neste período.

Comentários

Sem Comentários para "9 coisas que as mães de primeira viagem deviam saber sobre o parto e pós parto!"

    Participe!!