Gestantes e Puérperas entram para o grupo de risco da Covid-19

Gestantes e puérperas entraram para o grupo de risco da covid-19.

Até a última semana as gestantes eram consideradas grupo de risco por algumas secretarias estaduais ou por algumas empresas que colocavam por conta própria as gestantes neste grupo.

Mas na semana passada o Ministério da Saúde em nota afirmou que os riscos que as mulheres grávidas ou puérperas tem com a covid 19 são semelhantes aos que elas apresentam com a H1N1.

“Estudos científicos apontam que a fisiopatologia do vírus H1N1 pode apresentar letalidade nesses grupos associados à história clínica de comorbidades dessas mulheres. Sendo assim, para a infecção pelo coronavírus, o risco é semelhante pelos mesmos motivos fisiológicos, embora ainda não tenha estudo específico conclusivo”, afirma em nota o Ministério da Saúde.

O risco de letalidade para grávidas e puérperas é grande na gripe. Por isso a cautela em enquadrar essas mulheres no grupo de risco.

Até então, apenas as gestantes de alto risco estavam no grupo de risco do coronavírus.

Como a covid-19 é uma doença muito recente não existem estudos que sejam totalmente conclusivos sobre a letalidade para mulheres gestantes e que acabaram de dar a luz.

Uma dúvida muito levantada é se a gestante infectada poderia transmitir o vírus para o bebê ainda no útero. E não há relatos científicos que indiquem que os bebês estejam sendo infectados ainda na barriga da mãe.

Os médicos também afirmam que o leite materno é seguro para o bebê mesmo que a mãe tenha sido infectada pelo coronavírus. Se a mãe foi infectada é necessário que ela tome medidas de segurança para que o vírus não seja transmitido para o bebê. E aqui entram o uso de máscaras, e higienização das mãos, rosto, boca e nariz. Outra dica é que as mães troquem a roupa que estão usando na hora de amamentar os filhos, para garantir que ela esteja livre de gotículas (casos em que a mãe esteja espirrando ou tossindo).

O fato é que é necessário tomar cuidado neste momento de pandemia. Se você está grávida, se resguarde mais ainda. Não vá em lugares que não sejam estritamente necessários. Fuja de aglomerações.

Fique em casa e cuide de você e do seu bebê!

Não Pegue na Mãozinha de um Bebê!

Comentários

Sem Comentários para "Gestantes e Puérperas entram para o grupo de risco da Covid-19"

    Participe!!