Frozen 2 é Maior e Mais Emocionante

Frozen 2 estreou quebrando tudo. Porém não podemos deixar de dizer que a sequência de Frozen—Uma Aventura Congelante (2013) vinha com um peso muito grande de superar o sucesso do filme original. São poucas as sequências que conseguem isso. Certamente muitas vezes estes segundos filmes têm puramente objetivos capitalistas, de arrecadar dinheiro para o estúdio, e não atingir o público. ATENÇÃO: Este texto contém SPOILERS do filme. Caso queira ver a crítica sem spoilers clique aqui.

Pensando nesta ideia seria natural dizer que quando foi anunciada a sequência de Frozen, muitos fãs ficassem com os cabelos arrepiados. Enfim como escrever uma segunda história para um filme tão perfeito e que bateu todos os recordes de bilheteria e faturamento à sua época? Porém nunca podemos esquecer ou subestimar a força da equipe criativa e técnica da Disney.

O resultado desta grande força foi um ultracuidadoso projeto. Acima de tudo eles tinham tempo, dinheiro e capacidade para fazer outro filme. Bastaria não ter pressa, caprichar em todos os detalhes, que chegariam lá. E chegaram! O segundo filme ultrapassou o primeiro em muitos aspectos como a vibrante trilha sonora, roteiro e até a própria composição do filme, que nos prende do início ao fim.

Frozen 2

Sinopse

De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Antes de tudo ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.

A história

A história começa em Arendelle, com um breve flashback da infância de Elsa (Idina Menzel) e Anna (Kristen Bell). A cena traz de volta os pais das nossas heroínas, Iduna e Agnarr, conversando com as pequenas filhas sobre histórias do passado. Havia uma floresta encantada e um povo mágico que vivia em harmonia com a natureza. Eles tinham controle sobre os elementos: ar, fogo, terra e água.

O povo mágico tinha um acordo de paz com o rei de Arendelle (avô de Anna e Elsa). Porém, em determinado momento, o acordo de alguma forma foi rompido. Forças espirituais se revoltaram e a floresta encantada foi fechada para todas as pessoas com uma neblina eterna. Como resultado o reino foi exilado para sempre.

De volta as personagens adultas, Elsa começa a escutar uma canção estranha, como se alguém tivesse chamando ela. Apenas ela escuta estes sons. Ela acredita que pode ser de alguma forma sua mãe a chamando. E resolve abandonar o reino e sair em uma aventura para descobrir do que se trata esta música. Anna, como era de se esperar, não abandona a irmã e resolve ir junto. Certamente é claro que seu namorado Kristoff vai junto, levando sua rena Sven e Olaf.

Arco dos Personagens

O arco dos personagens está montado e Elsa é atraída por espíritos da natureza que parecem ter relação com seu poderes. De acordo com os instintos de Elsa eles acabam seguindo para a floresta encantada, que está cercada por densa neblina. Elsa usa seus poderes para adentrar a floresta. O grupo percebe que a outrora floresta encantada agora é uma terra amaldiçoada. Como resultado das andanças o grupo encontra pessoas. Na floresta ainda vive o povo mágico, chamado de tribo Northuldra, que divide a terra com soldados de Arendelle que estavam presentes no rompimento do acordo de paz. Eles estavam presos deste aquela época, graças e interminável neblina. Elsa percebe que os povos estão ainda brigando, mesmo que já se tenham passado 30 anos. Ela promete a todos a libertação e selar um acordo de paz entre todos.

A Aventura

As irmãs enfrentam batalha durante todo o filme e Elsa descobre que seus pais morreram pois decidiram partir em uma aventura para o fim do mundo, com objetivo de descobrir a fonte dos poderes da filha. Elsa então resolve ela mesma ir até o fim do mundo para terminar a tarefa de seus pais. As irmãs precisam se separar, algo que tinham prometido uma para a outra que jamais fariam. Elsa engana Anna e parte sozinha para o desconhecido. Anna e Olaf ficam perdidos, sem saber o que fazer e acabam caindo em uma caverna profunda, solitária, escura e aterradora. Além disso neste momento da história Kristoff e Sven também tinham se perdido do grupo.

Elsa chega ao fim do mundo, após grande esforço. E descobre sobre as força da Natureza. Elas não são apenas 4, porém 5. A quinta é uma criança que nasceu para unir o mundo mágico ao mundo dos humanos. É ela, Elsa! Ela que possui o poder de trazer a paz aos reinos mágicos e de Arendelle. Como resultado Elsa descobre que sua mãe é do povo mágico e que salvou seus pais naquele momento que a guerra entre os povos eclodiu. E que a razão da guerra foi uma traição que seu avô fez com o povo mágico. Elsa é congelada no fim do mundo e este é o ponto de ruptura do filme.

Momento de Perigo

Anna está na caverna com Olaf e vê o amigo desaparecer. Com o congelamento de Elsa, seus poderes diminuem e isto influencia na morte de Olaf. Como resultado Anna percebe o que aconteceu e sabe que precisa salvar a irmã. Ela consegue com muito custo sair da caverna e percebe o que precisa fazer para salvar todos. De acordo com seus instintos Anna deve destruir a grande represa que seu avô construiu para enganar o povo mágico. Ela acha Kristoff e Sven e com ajuda deles atraem os gigantes de pedra, monstros adormecidos da floresta. Os gigantes atacam Anna, que foge para a represa, que é destruída no ataque. Uma grande onda se forma com a destruição e ela segue direto para o castelo e vilarejo de Arendelle. Enfim Elsa consegue se libertar e salva todo o povo com seus poderes no último minuto.

Kristoff pede Anna em casamento, após passar o filme todo tentando e não conseguindo. E o filme acaba com Anna sendo rainha de Arendelle. Elsa vai viver com o povo encantado, mas as irmãs manterão contato para sempre.

Frozen 2 – Canções do Filme

A trama é inteiramente envolvida por belas canções, porém nenhuma delas chega perto do grande sucesso Let It Go! As canções servem como parte da narrativa, assim como no original. Há duas músicas no Frozen 2 que são capaz de estourar e serem cantadas pelas crianças do mundo todo. Mas novamente, nenhuma chega perto de “Let It Go”! Tampouco de “Você quer Brincar na Neve”. É apenas um pequeno adendo em um filme tão bom.

Olaf mais uma vez é um grande personagem na trama, trazendo alívio cômico em várias cenas. Acima de tudo incluindo um pequeno teatrinho que ele conta o primeiro filme inteiro. É a cena mais engraçada do filme.

Cena Pós Créditos

Existe uma cena de pós créditos, vale a pena ficar até o final. Olaf de novo faz um teatrinho, agora contando a história do filme que acabamos de assistir. Isto é, vamos ver o filme duas vezes, a segunda de forma hilariante.

Frozen 2 é uma daquelas continuações que não devem nada ao original. Certamente já existem boatos sobre a construção de um terceiro capítulo, para fechar uma trilogia com chave de ouro.

Ficha Técnica

Estreia No Brasil: 02 de janeiro de 2020

Duração: 95 min.

Distribuidora: Walt Disney

Orçamento: US$ 150 milhões

Dados da Estreia Mundial: Até a data de publicação do texto: Surpreendendo as expectativas, a sequência Frozen 2 estreou com US$ 350 milhões mundialmente. Isto é um recorde mundial e Frozen 2 se tornou a animação com a maior estreia global da história do cinema.

Comentários

Sem Comentários para "Frozen 2 é Maior e Mais Emocionante"

    Participe!!