É Importante Que a Criança Saiba Que Ela Não é o Motivo das Brigas dos Pais

Casais brigam! E algumas vezes acabam se exaltando e discutindo na frente dos filhos.

Outro dia eu e meu marido não concordávamos em um assunto. A gente estava no carro e as crianças perceberam que a gente estava meio que de mau humor um com o outro. Uma das crianças perguntou “Por que vocês estão discutindo? A gente fez alguma coisa”?

Crianças não tem o discernimento ainda para entender que as discussões ou brigas dos adultos não tem a ver com elas. Na cabecinha delas elas podem achar que o motivo da discussão é elas. Sempre que um pai e uma mãe brigam e por ventura os filhos presenciam esse momento, os pais precisam ter o cuidado de explicar para a criança que o que aconteceu entre papai e mamãe nada tem a ver com ele. 

Os pais precisam chamar seus filhos para conversar sobre o ocorrido. É fundamental que os adultos peçam desculpas para a criança pelo que fizeram. Expliquem que é um comportamento feio.

Outra  forma de falar sobre o assunto é dizendo que assim como de vez em quando uma criança briga com outra, um amigo briga com outro, papai e mamãe também brigam. Explicar que o importante é que os dois se entenderam, pediram desculpas e que tudo ficou bem.

brigas dos pais

Adulto tem a mania de se resolver e ignorar a criança que sem querer foi envolvida em seus conflitos. Quando você se resolve com o seu parceiro não deve deixar de demonstrar isso para a criança, caso ela tenha presenciado o fato. Se a criança não sabe que as coisas voltaram ao normal, pode ficar fantasiando mil situações que vão acabar gerando ansiedade, tristeza e agressividade nela.

Dialogar com a criança sobre momentos tensos entre os pais vai fazer ela entender que conflitos de opinião e ideias fazem parte da vida. Mas que todo conflito precisa ter um desfecho civilizado e harmonioso. Que brigar não é a forma mais inteligente de se resolver algo e que uma conversa respeitosa é muito mais eficiente.

A responsabilidade de se policiar e evitar discussões na frente dos filhos é dos adultos. Temos que ter consciência que nossos atos atingem diretamente nossos filhos. E se a briga acabar ocorrendo, priorize dar atenção e tranquilizar  a quem te tem como um exemplo.

 

Comentários

Sem Comentários para "É Importante Que a Criança Saiba Que Ela Não é o Motivo das Brigas dos Pais"

    Participe!!