Dicas de Como Organizar o Quarto das Crianças

Você engravida e já começa a pensar no quarto do bebê! Depois que eles crescem passa a querer dar uma modificada e transformar o ninho do bebê em um local adequado para fazer o quarto das crianças um dos ambientes mais usados da casa.

Para nos dar dicas de como conseguir o melhor resultado possível com o quarto das crianças, a minha querida amiga e arquiteta Mariângela Fantini vai nos ajudar. Confere tudo que ela está compartilhando conosco sobre o quarto dos nossos queridos filhos.

COMO ORGANIZAR O QUARTO DAS CRIANÇAS

A principal dúvida de todas as mães em relação ao quarto das crianças é como aproveitar melhor o espaço. Independente do tamanho do quarto, a organização e disposição dos móveis é essencial para otimizar o cômodo.

Minha dica é criar setores conforme o uso.

Gosto de separar o quarto em 3 áreas principais:

  1. Área de brincar
  2. Área de estudo ou atividades manuais
  3. Área de dormir

É uma divisão para facilitar a organização apenas, porque todas as áreas são integradas, afinal trata-se de um único quarto.

 

Quarto das Crianças e a Área de brincar:

É a maior área do quarto das crianças, afinal espaço é essencial para as brincadeiras e isso independe do tamanho do cômodo, pode ser um espaço separado ou apenas um tapete onde a criança pode espalhar os brinquedos, montar peças ou jogar algum jogo.

Quase sempre esse espaço fica no meio do quarto, é o espaço livre no chão entre os móveis.

Brinquedos são para brincar! Parece óbvio, mas é só pra lembrar que os brinquedos tem que estar o mais acessível possível, seja em prateleiras, estantes ou em caixas plásticas transparentes, perto desse espaço. Quanto mais visíveis e fáceis de pegar, melhor.

 

quarto das crianças

Área de brincar. Imagem autoral.

 

quarto montessoriano

Área de brincar. Fonte: Pinterest.

 

quarto das crianças

Área de brincar. Imagem autoral.

 

quarto infantil

Área de brincar. Fonte: Pinterest.

Quarto das Crianças e a Área de estudo ou atividades manuais:

É a área onde a criança vai fazer atividades relacionadas a escola ou outras atividades manuais como desenho, pintura, etc. . Pode ser uma bancada ou uma mesa compatível com o tamanho da criança.

Nessa área é onde ficam os cadernos, folhas, canetas, lápis, tintas, etc.  

Se no quarto não couber uma mesa ou bancada, sem problema, a criança pode usar a mesa de refeições da família para essas atividades e para isso, é ideal que o material que ela venha a utilizar seja fácil de transportar. Da pra colocar as canetas, lápis etc. em uma caixa plástica ou um cesto que são fáceis de carregar.

organização quarto das crianças

Área de estudo. Imagem autoral.

 

quarto das crianças

Área de estudo ou atividades manuais. Fonte: Pinterest.

 

quarto das crianças

Área de estudo ou atividades manuais. Fonte: Pinterest.

 

quarto das crianças

Área de estudo ou atividades manuais.

 

Quarto das Crianças e a Área de dormir:

Nessa área deve estar tudo que é relacionado ao soninho. É onde fica a cama e o mais perto possível dela, os objetos como luminária, livros de historinhas, um local para apoiar o copo de água ou a caneca de leite, que pode ser uma mesinha, um criado-mudo, um baú, etc.

quarto das crianças

Área de dormir. Imagem autoral.

 

quarto das crianças

Área de dormir. Fonte: Revista Casa e Jardim.

 

quarto das crianças

Área de dormir. Fonte: Revista Casa e Jardim.

Com essa setorização, conseguimos arrumar quase todos os principais móveis do quarto. Para o guarda-roupas não existe regra. Eu sempre que possível, gosto de deixá-lo na parede oposta a janela para que ele não bloqueie a luz ou não cause sombra em nenhuma área do quarto.  

Seguindo essas dicas de organização do espaço, sempre respeitando a personalidade e gostos das crianças, com certeza o quarto será funcional e melhor aproveitado tanto pelos pequenos quanto pelos pais.

Depois dessa organização macro do quarto, ou seja definindo o lugar do mobiliário, podemos organizar as pequenas coisas como brinquedos e demais decoração, mas isso será assunto para próximos posts.

Você pode conferir mais ideias e dicas sobre a decoração para os pequenos no instagram Teto de Estrela

Veja ideias bacanas de camas para crianças!

Comentários

Sem Comentários para "Dicas de Como Organizar o Quarto das Crianças"

    Participe!!