Você engravida e já começa a pensar no quarto do bebê! Depois que eles crescem passa a querer dar uma modificada e transformar o ninho do bebê em um local adequado para fazer o quarto das crianças um dos ambientes mais usados da casa.
Para nos dar dicas de como conseguir o melhor resultado possível com o quarto das crianças, a minha querida amiga e arquiteta Mariângela Fantini vai nos ajudar. Confere tudo que ela está compartilhando conosco sobre o quarto dos nossos queridos filhos.
COMO ORGANIZAR O QUARTO DAS CRIANÇAS
A principal dúvida de todas as mães em relação ao quarto das crianças é como aproveitar melhor o espaço. Independente do tamanho do quarto, a organização e disposição dos móveis é essencial para otimizar o cômodo.
Minha dica é criar setores conforme o uso.
Gosto de separar o quarto em 3 áreas principais:
- Área de brincar
- Área de estudo ou atividades manuais
- Área de dormir
É uma divisão para facilitar a organização apenas, porque todas as áreas são integradas, afinal trata-se de um único quarto.
Quarto das Crianças e a Área de brincar:
É a maior área do quarto das crianças, afinal espaço é essencial para as brincadeiras e isso independe do tamanho do cômodo, pode ser um espaço separado ou apenas um tapete onde a criança pode espalhar os brinquedos, montar peças ou jogar algum jogo.
Quase sempre esse espaço fica no meio do quarto, é o espaço livre no chão entre os móveis.
Brinquedos são para brincar! Parece óbvio, mas é só pra lembrar que os brinquedos tem que estar o mais acessível possível, seja em prateleiras, estantes ou em caixas plásticas transparentes, perto desse espaço. Quanto mais visíveis e fáceis de pegar, melhor.
Quarto das Crianças e a Área de estudo ou atividades manuais:
É a área onde a criança vai fazer atividades relacionadas a escola ou outras atividades manuais como desenho, pintura, etc. . Pode ser uma bancada ou uma mesa compatível com o tamanho da criança.
Nessa área é onde ficam os cadernos, folhas, canetas, lápis, tintas, etc.
Se no quarto não couber uma mesa ou bancada, sem problema, a criança pode usar a mesa de refeições da família para essas atividades e para isso, é ideal que o material que ela venha a utilizar seja fácil de transportar. Da pra colocar as canetas, lápis etc. em uma caixa plástica ou um cesto que são fáceis de carregar.
Quarto das Crianças e a Área de dormir:
Nessa área deve estar tudo que é relacionado ao soninho. É onde fica a cama e o mais perto possível dela, os objetos como luminária, livros de historinhas, um local para apoiar o copo de água ou a caneca de leite, que pode ser uma mesinha, um criado-mudo, um baú, etc.
Com essa setorização, conseguimos arrumar quase todos os principais móveis do quarto. Para o guarda-roupas não existe regra. Eu sempre que possível, gosto de deixá-lo na parede oposta a janela para que ele não bloqueie a luz ou não cause sombra em nenhuma área do quarto.
Seguindo essas dicas de organização do espaço, sempre respeitando a personalidade e gostos das crianças, com certeza o quarto será funcional e melhor aproveitado tanto pelos pequenos quanto pelos pais.
Depois dessa organização macro do quarto, ou seja definindo o lugar do mobiliário, podemos organizar as pequenas coisas como brinquedos e demais decoração, mas isso será assunto para próximos posts.
Você pode conferir mais ideias e dicas sobre a decoração para os pequenos no instagram Teto de Estrela
Veja ideias bacanas de camas para crianças!
Sem Comentários para "Dicas de Como Organizar o Quarto das Crianças"