Bexigas – Elas São Perigosas e Podem Matar

Outro dia li uma notícia de um menino que engoliu um pedaço de bexiga e acabou entrando em estado de coma profundo. Felizmente, o caso dele não é dos mais graves. Basicamente, 99,% das crianças que engolem bexigas acabam tendo um fim trágico. Um dos raros casos de criança que sobreviveu após ter engolido um balão é uma bebê brasileiro de 7 meses.

Este post não é para te assustar… mas é para te deixar bem atento quando o assunto forem as bexigas!

Elas são lindas e divertidas. Toda criança ama brincar com bexigas. Aquela magia de ver um brinquedo que pode voar e pelo qual elas saem correndo para não deixar a magia acabar.

Mas o grande problema das bexigas se encontra justamente quando elas não estão cheias e sim vazias! Muitas crianças tem o hábito de colocar a bexiga na boca. Eu lembro que meu pai sempre brincava comigo e com meu irmão de fazer bolinhas com as bexigas que já estavam estouradas. A gente colocava a bexiga na boca e fazia uma bolinha que era logo em seguida estourada com os dentes ou com os dedos.

O que acontece se a criança engolir a bexiga?

E essa é uma das brincadeiras que mais leva crianças a aspirarem a bexiga e virem a falecer por conta disso. A criança engole a bexiga e logo em seguida engasga. Começa a ter paradas respiratórias o que leva o cérebro a ficar sem oxigênio e em poucos minutos a criança vem a óbito.

Criança não deve encher bexiga – Outro erro que muito adulto faz, é pedir que crianças encham as bexigas. Acontece que muitas crianças não tem controle sobre essa tarefa e acabam engolindo muitas vezes a bexiga toda.

Lembro que quando era pequena, uma certa vez alguém deu uma bola dessas de borracha para meu irmão encher. Ele tinha 7 anos. Aqui o exemplo é de uma bola, mas reflete como crianças precisam sim da orientação dos pais quase que em tempo integral. Meu irmão, ao encher a bola, aspirou o pino que servia para fechar o buraco da bola. O tubo no caso não era borracha como a de uma bexiga, mas acabou indo parar em um dos pulmões do meu irmão. Resultado: sete dias internado para conseguir retirar o objeto e melhorar.

Crianças não devem ser colocadas em situações que ofereçam risco para elas. Pode ser uma bexiga que para um adulto é um objeto inofensivo e divertido, mas por vezes, para uma criança que ainda não tem noção do perigo, acaba sendo fatal.

bexigas são perigosas para crianças

Mas quando uma criança pode brincar com bexigas?

Crianças podem brincar com as bexigas desde que um adulto esteja sempre de olho. E quando digo sempre, é sempre. Lembre que um minuto de distração e o pior pode sim ocorrer.  Uma boa alternativa, é você brincar junto com seu filho e sempre frisar que o balão não deve ser colocado na boca.

A idade mínima para uma criança brincar com bexigas é a partir dos 6 anos. Já alguns fabricantes, indicam que o ideal é apenas para crianças acima de 8 anos. Eu sei que você vai me dizer: “Nossa, mas em festa de 1 ano tem bexiga”! Sim tem, mas elas deveriam estar lá apenas para enfeitar a festa e não para as crianças brincarem sem supervisão.

Bexigas são feitas de material tóxico – bexigas são feitas de borracha, látex, produtos químicos que muitas vezes se levados à boca, mesmo que não sejam engolidos, podem provocar problemas de saúde, como infecções, para as crianças.

bexigas são perigosas para crianças

Por isso, se seu pequeno ama uma bexiga, o jeito é brincar junto e logo em seguida descartar o balão para evitar futuros problemas.

Crianças com Tias Presentes, Tem Uma Infância Mais Feliz!

 

Comentários

Sem Comentários para "Bexigas - Elas São Perigosas e Podem Matar"

    Participe!!