Hoje a Gente Reclama da Bagunça das Crianças – Amanhã a Gente Sente Falta das Crianças

Algumas vezes eu me vi meio enlouquecida em meio a bagunça instaurada na minha casa. Foram inúmeras vezes em que eu me questionava “quando essa bagunça vai ter fim”?

E por incrível que pareça, essa zona de brinquedos espalhados, coisas fora do lugar, panelas e potes servindo de brinquedos, aquele batom que foi parar nas paredes, a tapioca que virou neve da Frozen, um dia essas coisas vão ter fim.

Enquanto nossas crianças são bebês ou muito pequenas é meio inevitável que nossa casa fique um pouco diferente do que era antes dos filhos chegarem. Aliás, acho que minha casa, nunca mais vai ser como era antes de ter crianças em casa. Agora além de existirem seres iluminados que transformam a paisagem da nossa sala, nós somos mulheres com prioridades diferentes.

Não temos tempo de sobra para ficar o dia todo organizando a casa. Nosso tempo agora tem que ser destinado a algo muito mais importante que é cuidar bem dos nossos filhos. E por vezes cuidar bem significa que vamos deixar eles fazerem bagunça. Daremos apoio na desordem. Sentaremos no chão e brincaremos juntos.

Sei que as vezes as coisas fora do lugar beiram o caos e nos vemos incomodadas. Algumas vezes eu senti vontade de jogar metade dos brinquedos fora. Prometi nunca mais dar massinhas de modelar para meus filhos. Ameacei jogar tudo que eu via pela frente no lixo. Muitas vezes fiquei muito estressada. E claro que por vezes eu cobrava uma casa arrumada me comparando com a casa impecável das outras amigas.

Mas os filhos crescem tão rápido!

Quando você se dá conta, já está passando os brinquedos deles para frente, pois deixaram de brincar com coisas de bebês. Foram perdendo o interesse por objetos tão característicos da infância deles.

Com o passar da idade, vão ganhando maturidade e vão  entendendo a ordem das coisas. Passam a organizar os brinquedos sozinhos. Entendem que precisam deixar a casa em ordem.

Do nada, os filhos vão gostando de coisas mais silenciosas e menos espalhafatosas. É o percurso natural.

Os filhos crescem! Deixam de ser aquelas crianças que você pede mil vezes para não deixar os brinquedos espalhados.

Quando converso com mães de adolescentes ou de adultos, sempre escuto o mesmo: “não se preocupe, eles crescem e a casa volta a ser meio sem graça, com tudo no lugar”.

Então, se a bagunça te deixar a beira de um ataque de nervos, respire e observe quanta coisa colorida existe na sua casa. Aproveite para brincar com seus filhos. Nem que a brincadeira seja para ensinar eles a como guardar os brinquedos de uma maneira divertida.

E vocês vão deixar tudo em ordem hoje, sabendo que amanhã, a bagunça estará cheia de alegria na sua casa novamente!

Crianças Devem pedir Permissão para Mexer no que Não é Delas!

Fotos Ipê Caramelo Fotografia

Comentários

Sem Comentários para "Hoje a Gente Reclama da Bagunça das Crianças - Amanhã a Gente Sente Falta das Crianças"

    Participe!!