Mesmo antes do seu filho nascer, quando ele está apenas na sua barriga, você já esconde suas lágrimas dele!
Normal a gente ouvir “Não chore que vai fazer mal para o bebê”, pois mesmo só estando na barriga, os bebês já conseguem sentir o que nós mães sentimos.
E o filho chega e a sua vida agora deveria ser toda feliz! Não há motivos para você, mulher feita de carne e osso, sinta qualquer coisa que a faça derramar lágrimas!
Mas sem saber como, ou motivado pelo que, você se sente por vezes triste.
Cansada!
Uma zero à esquerda como mãe. Sente culpa. Raiva. Frustrações.
Você se sente como qualquer outra pessoa normal!
E pessoas normais choram! Desabafam!
Mas você como mãe deixou de ocupar um lugar como mortal! Você é mãe e não deve nunca chorar na frente dos filhos!
É isso que grande parte da sociedade te diz nos momentos em que você não aguenta o tranco e dá lugar a sua fraqueza de ser humano normal.
Eu te digo, chore! Mas evite chorar na frente do seu filho!
Vou te explicar melhor!
A pior coisa para uma criança é ver uma mãe depressiva. Triste! Eles não conseguem entender o porquê a mãe deles chora. Ficam demasiadamente preocupados e algumas vezes até se sentem culpados. Acreditam que a mamãe chora por algo que eles fizeram.
Não sabem trabalhar direito com o sentimento de tristeza. É preciso idade para que eles entendam que a mamãe também fica triste de vez em quando. Que os problemas da mamãe não foram causados por algo referente a eles.
Sim, eles podem te ver chorar. Mas muitas vezes é melhor “fingir” o motivo que te faz chorar do que apenas confundir a cabela da criança. Por exemplo, você brigou com alguém que a criança ama muito. Em nada vai adiantar você dizer que o pai que ela tanto ama te fez sofrer. Os problemas de adultos são dos adultos. A pessoa pode ter ofendido você mas amar da mesma forma que você a criança.
Chorar é algo natural. Não é feio! E por vezes não vamos conseguir segurar o choro. Mas não precisamos envolver quem mais amamos no mundo no nosso sentimento de tristeza.
Outro dia uma leitora fez o seguinte relato:
“Quando eu era criança, lembro que minha mãe tinha depressão e vi ela chorando diversas vezes. Aquilo me deixava extremamente triste. Eu não entendia o choro dela. Eu queria ajudar e não conseguia. Então, eu ia para a escola triste. Eu também chorava por ver minha mãe triste.”
Uma outra amiga blogger fez uma postagem contando que o filho de 7 anos pegou ela chorando. Ficou todo preocupado com a mãe. Ela falou que secou as lágrimas e inventou que um cisco havia caído nos olhos.
Muitas pessoas vão dizer que mentir para as crianças é feio ou errado.
Eu diria o seguinte: que determinadas situações não são das crianças. Os problemas dos adultos são deles e nãos dos pequenos. Cabe a nós como mães zelar pela integridade física e emocional dos nossos filhos. Com o tempo eles vão perceber a dinâmica do mundo e entender que tristeza e frustração faz parte do mundo de todas as pessoas.
Por isso mesmo quando mãe sorri por fora pode estar omitindo um choro. Faz isso para garantir que a casa continue tendo as gargalhadas infantis, as brincadeiras de quem chora num minuto e ri no outro.
Mãe sorri por fora para manter o que mais a motiva sempre brilhando: ela sorri para preservar a felicidade de um filho!
Sem Comentários para "Mãe Sorri Por Fora Enquanto Chora Por Dentro!"