A coisa mais normal do mundo é a gente conversar com uma mulher que já é mãe e ouvir dela o quanto ela está cansada e exausta. E em poucos minutos de conversa já sabemos o motivo que levou essa mãe a um quadro de cansaço extremo: mães fazem o impossível para darem conta de tudo!
Mas será que precisamos realmente dar conta de tudo depois que nos tornamos mães?
Na lista de rotinas de uma mulher que vivência a maternidade estão os cuidados com os filhos que vão desde a alimentação, higiene e saúde do mesmo até as questões relacionadas à educação da criança passando por ter tempo para brincar, passear, fazer o filho dormir… A mulher com filhos também coloca na sua lista de atribuições o seu trabalho que pode ser fora de casa como empregada de alguma empresa ou como empreeendedora que trabalha em casa ou fora ou ainda o trabalho específico de dona de casa. E claro que para muitas existe o trabalho em jornada dupla que é o trabalhar fora e o em casa.
Entra na lista de atribuições sobre os ombros da mulher coisas como levar e trazer da escola, levar aos médicos, terapias, fazer supermercado, se precoupar em comprar o que está faltando para a criança. Entra na lista a limpeza da casa que em muitos casos não é dividida com o pai das crianças. Vamos colocar aqui a parte de preparar a comida, pensar no lanche, verificar a agenda.
São muitas pequenas tarefas que fazem a mulher ter muito pouco tempo para parar e respirar e descansar. São atividades feitas muitas vezes na correria para não se atrasar ou para que consiga no final do dia ter dado conta de tudo.
E provavelmente a maioria consiga dar conta de tudo.
Mas voltamos à pergunta: Será que mães precisam dar conta de tudo? Será que mães precisam dar conta de tudo sozinhas?
A resposta é que não! E é bem fácil de justificar a resposta. Devemos lembrar sempre que os filhos não são responsabilidade exclusiva das mulheres. Eles possuem dois genitores. São filhos de uma mãe e de um pai. Então as responsabilidades que dizem respeito à criança são dos dois. Não é justo com a mãe ficar com toda a parte pesada. Não é justo a mãe ter que fazer tudo sozinha.
Claro que existem os casos de homens que simplesmente somem e jogam para a mulher a maternidade solo. Mas mesmo que você estaja sozinha na jornada de educar um filho, isso de dar conta de tudo não é justo com você e com seu filho.
Quando estamos mega cansadas, não conseguimos aproveitar como deveríamos a nossa maternidade. A relação com nossos filhos acaba tendo alguns momentos mais tensos que quando temos tempo para descansar e respirar não aconteceriam.
Tente fazer uma lista de prioridades do seu dia e uma para as da semana. Analise o que realmente é preciso fazer e o que pode ser feito depois ou em partes ou por outra pessoa. Reflita se você realmente precisa fazer tantas tarefas domésticas ou se pode diminuir essa carga para ter tempo para você recarregar suas energias.
Crie momentos que você se desconecte desse monte de tarefas que são feitas com pressa para se conectar com você mesma e com seu filho. Pode ser 30 minutos no meio do dia para que você consiga ter um fôlego maior para terminar o seu dia bem.
Durma sempre que conseguir. Não dormir acaba afetando diretamente a sua saúde física e emocional. E nós precisamos de saúde para dar conta do essencial.
E o que é essencial?
Essa é uma pergunta chave para que você consiga entender que não precisa dar conta de tudo e que aceita essa verdade sem se culpar ou sofrer. Priorize você. Tenha carinho com o seu bem estar para que você possa aproveitar melhor a sua vida como mãe.
Pizzaria Inspirada em Harry Potter
Sem Comentários para "Mães Não Precisam Dar Conta de Tudo - E Tudo Bem!"