E eu continuei minha conversa perguntando se ele achava que era fácil ser legal.
E ele disse “É. Mas tem pessoas que não são legais. Elas só brigam ou olham com cara feia.”
Neste momento expliquei para ele que ser gentil muitas vezes está relacionado com a história de vida da pessoa. Se ela recebeu afeto desde criança. Se ela teve momentos muito difíceis que fizeram ela ficar menos legal para o mundo. Também contei para ele que algumas pessoas sofrem de problemas emocionais que não as permite entender que o mundo pode ser muito melhor com gentilezas. Tem também os dias que a pessoa está com fome, cansada, doente, com problemas familiares e no trabalho. E que tudo isso interfere na forma como essa pessoa vai se comunicar com as outras.
E claro que meu filho de 6 anos me disse “Mamãe, eu sempre fui legal com meu amigo, mas ele me xinga de coisas feias e eu não gosto.” Então expliquei que infelizmente alguns indivíduos magoam a gente e que neste momento o melhor a fazer é se afastar dessas pessoas. Porque se continuamos perto podemos acabar não sendo gentis e fazendo coisas feias como eles.
Meu filho me disse “Mamãe, como a gente ensina todo mundo a ser legal?”
Bem, eu respondi que a primeira coisa é através de quem nós somos. Com as nossas formas de agir. Mas que cada mamãe e papai tem o dever de cuidar e ensinar para os seus filhos como serem pessoas boas e agradáveis.
Como Criar Filhos Gentis
Então, como podemos ajudar nossos filhos a se tornarem humanos bondosos? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
1 – Comece com uma conversa
O que é bondade? O que isso significa pra você? Você consegue se lembrar de uma época em que alguém foi gentil com você? Você consegue se lembrar de uma época em que era gentil com outra pessoa? Crianças mais novas podem precisar de exemplos para entender de fato o conceito de bondade.
2 – Procure oportunidades de ajudar outras pessoas ao longo do dia
Outro dia fui na farmácia com a minha filha mais velha. Uma senhora me parou e perguntou se eu poderia comprar remédio para a filha. Ela tinha a receita em mãos. Eu peguei, comprei o remédio e entreguei para a senhora. Minha filha me disse “Obrigada mamãe por ter ajudado aquela menininha.” Mas podemos mostrar para eles que não precisamos ser gentis apenas com gestos financeiros e sim com atitudes. Lembre a seus filhos que existem muitas maneiras pelas quais eles podem ser gentis todos os dias. Por exemplo, eles podem segurar a porta para um colega de classe ou pegar papéis que seu professor deixou cair. Eles notaram um amigo no parquinho que não tinha um companheiro de brincadeira.
3 – Incentive seus filhos a serem ajudantes em casa
Ensinar as crianças desde cedo que a casa é de todos e que ao cuidar dela, todos são beneficiados é muito importante. Quando nossos filhos percebem que quando todos participam, a família ganha mais tempo e ninguém fica tão cansado é uma forma deles entenderem a respeitar o tempo e a pessoa que mora com eles.
4 – Seja gentil consigo mesmo e deixe seus filhos verem
É fundamental que você seja gentil com você. Mostre que você precisa ter um tempo para descansar. Mostre que gosta de se cuidar e se sentir bonita para você mesma. Ser gentil consigo mesmo é um grande desafio que muitas vezes não ensinamos para nossos filhos. Quando estamos bem, é muito mais fácil ser gentil com o mundo ao nosso redor.
5 – Trate seus filhos com gentileza
6 – Seja gentil com estranhos
Sempre aja gentilmente com o caixa do supermercado, com os garçons do restaurante local e com o funcionário da escola. Abra as portas para estranhos. Voluntarie-se para organizações que são importantes para você.
Você Quer Que Seu filho Confie em Você ou Tenha Medo de Você?
7 – Exponha seus filhos a diferentes raças, culturas, crenças e modos de vida
Quer você faça isso por meio de viagens, documentários, livros ou conversas, apenas faça. Uma das melhores maneiras de construir tolerância, aceitação e, o mais importante, apreço pelos outros, é através da simples exposição.
8 – Incentive-os a se tornarem bons ouvintes
Que melhor maneira de ser gentil com outra pessoa do que realmente ouvir o que pessoa está nos dizendo. E mui ato quando alguém não sabe ouvir e respeitar o e a pessoa está sentindo. Saber escutar é uma das maneiras de se ensinar a criança a ter empatia.
9 – Ajude seus filhos a desenvolver autodisciplina
Trabalhe com seus pequenos para ajudá-los a identificar suas emoções. Converse com eles sobre as ocasiões em que ficaram com raiva, magoados ou chateados. Trabalhem juntos em estratégias para reconhecer esses sentimentos no momento e responder de maneira que os sintam bem.
10 – Ensine seus filhos sobre amor próprio!
Crianças que se amam, que se sentem confiantes e bem resolvidas com elas mesmas, conseguirão expressar mais facilmente generosidade cm as outras pessoas. É importante que as crianças tenham consciência que elas devem se respeitar e não se colocar em segundo plano apenas para agradar ao mundo. Ser uma psoa gentil não significa ser “boba”. Devemos mostrar que generosidade é algo mútuo que espeita a quem pratica a generosidade e a quem recebe o ato generoso.
Sem Comentários para "10 Maneiras de Criar Seus Filhos Para Serem Gentis"