Processo de Amamentação – Comece a Preparação na Gravidez

O Processo de Amamentação requer muita informação! Não basta a mulher ter muito leite e o bebê muita vontade de mamar, é preciso também saber que existem algumas técnicas que devem ser utilizadas na hora da amamentação.

Quanto antes você procurar informação, mais fácil vai ser o seu desempenho.

Eu lembro que li muito sobre a amamentação bem antes da minha primeira filha nascer. Participei de palestras sobre o assunto, conversei com outras mães… mas adivinhem? No momento em que fui dar de mamar levei um grande susto: Eu não estava de fato preparada!

Foi só quando encontrei dificuldades que fui investigar a fundo o processo de amamentação e descobri que ainda me faltava informação. Eu deveria ter me preparado melhor durante a gestação. Veja como foi minha experiência em Amamentação – O Começo Foi Difícil!

Pensando no que eu sofri e que não desejo que nenhuma outra mãe venha a passar, listei algumas formas de preparar os seios para a hora em que seu bebezinho chegar cheio de fome para mamar.

 – Lave os mamilos apenas com água

Não passe sabonete ou hidratante nos mamilos do seus seios. Estes produtos podem deixar a região dos mamilos mais finas, mais sensíveis. Os seios já possuem uma hidratação natural.

– Não use buchas vegetais ou esponjas nos mamilos

Eu mesma cheguei a passar esses produtos algumas vezes nos meus seios. A ideia é que você vai esfregando os mamilos para que eles fiquem mais fortes. No entanto, logo descobri que esse tipo de prática não deve ser utilizada. Quando você estimula os mamilos com buchas e esponjas, o útero entende que está na hora do bebê nascer. Isso pode aumentar as chances do bebê nascer antes do tempo, prematuro. As buchas também podem causar machucados no seio mesmo antes do bebê nascer.

 

– Faça massagens

 As massagens são recomendadas principalmente para mulheres com bicos dos seios invertidos. É bom frisar que as massagens precisam ser feitas com leveza para não estimular contrações uterinas.

 

– Banho de Sol

 

O sol vai fortalecer a região dos mamilos. O ideal é que você tome sol apenas nos horários em que ele não esteja tão forte e sempre com protetor solar. Caso você não consiga tomar banho de sol, vale a pena fazer banho de luz.

 

– Conchas de Amamentação

Eu usei as conchas a partir da 34ª semana de gestação. Elas ajudam na formação do bico e deixam os seios mais arejados.

 

– Secador de cabelo

Secar os seios com o secador de cabelo é uma boa alternativa para quem não tem condições de tomar banhos de sol. Vale lembrar que a temperatura não deve ser muito quente e nem deixar o secador de cabelos muito próximo ao mamilo.

 

 – Informação é tudo!

Converse com outras mães que amamentam. Ouça as mulheres que não amamentaram e veja o motivo que as fez não amamentar. Não dê ouvidos para palpiteiros. Tenha boas informações e contatos para caso venha precisar saber a quem realmente recorrer.

 

Comentários

Sem Comentários para "Processo de Amamentação - Comece a Preparação na Gravidez"

    Participe!!