Hora do Banho – Choro Para Entrar e Sair do Banho!

Termino o ano com um texto que reflete bem a realidade das mães: a rotina com os filhos!

Fui dar banho nas crianças e foi um coro de lamentações e choros “Não quero tomar banho”, “Tomar banho todo dia é muito chato”, “Não Quero lavar o cabelo”. Ok, depois de muita conversa, tom de voz meio autoritário depois de algum tempo dialogando, eles aceitam entrar no chuveiro. Claro que com uma condição: “que seja bem rapidinho e sem lavar o cabelo”.

Faço a supervisão inicial. Raquel já sabe se lavar quase que totalmente. Precisa apenas de um reforço principalmente no enxague dos cabelos. Samuel ainda é um bebezão e precisa de ajuda para tudo.

Sei que quando eles percebem já estão com a cabeça toda molhada, e lavar o cabelo não é tão complicado assim. Samuel ainda faz um verdadeiro show na hora de passar o shampoo e tirar. Gente, parece que eu estou batendo na criaturinha, mas é só dar a toalha que pronto, passa todo o choro.

E chega a hora em que digo, “Vamos sair do banho” e ouço um sonoro coro me respondendo “Mais banho” e Samuel completa “Não lavei tudo”!

E eu deixo eles aproveitarem o momento da brincadeira com a água. Eles tem daqueles baldes grandes de banho e ficam relaxando lá dentro por um tempão.  Já tem consciência que deixar o chuveiro muito tempo ligado faz gastar toda a água do mundo. Hoje, eu nem preciso dizer para fechar o chuveiro, eles mesmos fecham e ficam só brincando com a água do balde.

O fato é que a hora do banho reflete muito bem como é a rotina de uma mãe. Todos os dias precisamos repetir o banho do bebê ou das crianças e sabemos exatamente o que nos espera. E nós, pacientemente na maioria das vezes respiramos fundo e vamos achando truques que façam eles entrar para o chuveiro sem travar uma guerra gigante.

Pensamos em brinquedos que tornem essa hora mais agradável. Em maneiras de distrair o filho bem na hora em que o shampoo vai ser retirado. A gente inventa e se reinventa para garantir que eles gostem de mais essa parte do dia.

E depois do banho vem a hora da história, do soninho e você respira fundo e vê como todo seu esforço diário vale a pena.

Você pode me dizer: “mas foi só um banho”! Não, foi mais uma tarefa cumprida com muito amor por uma mãe. Mais um momento do dia que faz da maternidade algo tão simples mas tão desafiador.

E aos poucos vemos nossos desafios diários e simples irem se tornando naturais e nossos filhos virando pessoas independentes.

Menos presentes – Mais Presença

 

Comentários

1 Comentário para "Hora do Banho - Choro Para Entrar e Sair do Banho!"

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: