Como Uma Mãe Consegue Ter Saúde Sem Dormir – Veja o que Diz o Dr. Drauzio Varella

Na semana passada participei do III Seminário Internacional de Mães realizado na cidade de São Paulo.  Uma das palestras era com o Dr. Drauzio Varella com o tema “Cuidar da Própria saúde, um dever da própria mãe”!

Nós que somos mães de crianças pequenas sabemos que muitas vezes o cuidar da gente fica de escanteio, jogado de lado, esquecido nos cantos! Simplesmente não achamos energias para conseguir fazer qualquer coisa além de cuidar dos nossos filhos.

Drauzio Varella

A rotina com um recém nascido é simplesmente alucinante! Não existe horário determinado para você começar ou terminar qualquer uma das suas tarefas. Sim, você não consegue nem planejar a hora certa para sentar e comer uma refeição com tranquilidade. Não sabe ao certo se seu banho vai durar 5 minutos ou apenas o tempo de molhar o corpo. Não tem ideia de quando vai de fato conseguir voltar a fazer exercícios e cuidar um pouco mais de você própria.

Nas palavras do Dr. Drauzio Varella “Criança pequena, a mãe não dorme, criança pequena acorda de 3 em 3 horas. mama, daí troca, daí segura para tirar o ar do estômago, troca de roupa, coloca para dormir. Dorme meia hora e a criança acorda de novo. É um absurdo”. Claro que neste momento todas nós que estávamos no auditório vendo a palestra caímos em gargalhadas. De fato eles precisam demais de nós. Bebês recém nascidos consomem uma infinidade de energia que é gasta para manter o sistema nervoso central, segundo Dr. Drauzio “de 80 a 85% de tudo que elas consomem. Por isso elas não conseguem fazer nada, ficam paradas. O cérebro consome toda essa energia que vem estabelecendo ligações entre os neurônios… quase tudo vai pra lá… daí mamou, dorme” e logo em seguida acorda para começar todo o processo novamente.

O Sono do Bebê – Meu Bebê Não Dorme a Noite

Repassei uma das perguntas das leitoras do @magicasdemae sobre como uma mãe faz para ter saúde quando simplesmente não consegue dormir e tem uma rotina insana? E a resposta me deixou muito desconcertada. 

Para o Dr. Drauzio é uma incógnita “eu não sei o que fazer”. O médico termina seu pensamento dizendo que muitos homens não participam deste processo o que acaba sobrecarregando a mulher.

Drauzio Varella

O grande fato é que não existe fórmula mágica! Existe um momento delicado em que a mulher precisa sim contar com o auxílio de outras pessoas para dar conta do recado. O homem precisa assumir uma paternidade efetiva e totalmente participativa para que a mulher consiga descansar e recarregar suas energias para o próximo turno.

Sim, muitos irão usar desculpas como “mas eu preciso trabalhar amanhã”. Ok, a mulher também precisa. Vai ter que levantar cedo para atender todas as necessidades do filho durante o dia. Então, ela realmente precisa de uma pausa e de um repouso.

Outros ainda dirão “Ah, mas ele não pode dar de mamar”, mas pode fazer arrotar, trocar a fralda e embalar!

Grande parte da boa saúde de uma mãe de crianças pequenas está sim nas mãos de seus parceiros. Se o casal se ajudar mutuamente será mais fácil de ambos terem um pouquinho mais de tempo para cuidar de si mesmos e um do outro.

Sabemos que muitas mães exercem o papel de mãe solo. Que não podem contar com o auxílio dos pais de seus filhos. Nestes casos é fundamental ter alguém que sirva como apoio. Pode ser uma mãe, uma amiga ou mesmo participar de um desses grupos de mães em que todas se encontram na mesma situação e oferecem uma mãozinha uma para a outra.

O dr. Drauzio realmente não sabe o que pode fazer para resolver nossos problemas de sono, já que nossos filhos pequenos precisam de nós. Depois de eu passar 3 anos sem dormir nenhuma noite por mais de 3 horas seguidas, garanto a vocês que o que me manteve de pé até agora, realmente foi o apoio do meu marido e nossos revezamentos.

Se você não tiver ninguém que possa te ajudar nestes momentos, aproveite e economize energia. Durma quando o bebê dormir, faça as coisas quando der pra fazer, quando o bebê estiver quietinho não saia querendo fazer faxina na casa, simplesmente sente e descanse o corpo.

Isso tudo vai te ajudar a manter sua saúde física e mental!

Uma Boa Mãe Também Perde o Controle de Vez em Quando

Comentários

Categorizado em: Mamãe

Deixe um recado