Desenvolvimento da Fala – Meu Filho Começou a Falar Mais Tarde

Desenvolvimento da Fala – Meu Filho Começou a Falar Mais Tarde

Meses atrás eu estava super preocupada com o desenvolvimento da fala do meu pequeno Samuel. Ele não falava quase nada. Estava com quase três anos e não tinha uma fala muito desenvolvida.

Eu ficava fazendo exercícios para ele falar, li sobre a fala em várias fontes e confesso que sim, eu estava bem ansiosa sobre o assunto.

No caso do Samuel, ele tinha amigdalas super grandes e por essa razão não conseguia dormir direito. Acordava várias vezes a noite e durante o dia estava irritado. As amigdalas grandes também impediam que ele se alimentasse direito. Resumindo ele passava o dia com sono e fome. Não tinha energia para brincar e se comunicar.

Depois de 1 mês da cirurgia o nosso pequeno começou a dormir. Ele hoje dorme a noite toda. E meninas, como num passe de mágica ele mudou completamente.

Samuel é outra criança. Dormir fez toda a diferença para a qualidade de vida dele. Ele hoje acorda super disposto e come muito bem durante o dia. É um menino cheio de energia e adivinhem? Passou a falar sem parar!

Claro que ainda não fala corretamente as palavras. Mas repete absolutamente tudo que você fala. Virou o novo tagarela da casa.

Formulando frases Maiores

Antes as frases do Samuel eram de no máximo 3 palavras. Agora ele fala frases maiores e consegue formular questionamentos.

Samuel pergunta:

“Onde foi a mamãe, papai?”

” Eu quero a minha imã”

“Já é noite mamãe… é hola de domi”

“Eu tô com medo mamãe, da buxa”

“Eu tô com fome mamãe, quero bolacha”,

“minha mamãe, eu amo vochê”

E essas frases para mim são realmente uma grande vitória. Um avanço que merece ser comemorado. Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Vai depender dos estímulos que ela recebe, do meio em que vive e muitas vezes o desenvolvimento mais tardio ou lento da fala podem sim estar atrelado a problemas de saúde. Por isso, não devemos nunca comparar uma criança com a outra.

Cada criança tem suas particularidades e por isso um bom pediatra pode ajudar os pais a identificarem se o desenvolvimento da fala dos filhos está dentro do esperado ou se é preciso ficar alerta.

O texto anterior que fiz falando sobre a fala do bebê teve uma ótima resposta de mães e pais preocupados com o desenvolvimento dos seus pequenos. Por isso achei bem importante dividir com vocês o processo de desenvolvimento do Samuel.

Espero que tudo esteja correndo bem com os filhos de vocês. Conta pra mim como tem sido o desenvolvimento da fala por ai!

Beijos

Kely

Desenvolvimento da Fala – “Meu Filho Está Demorando Muito Para Falar”

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *