Querida Mamãe Não Se Descabele – Tudo tem Seu Tempo

Uma colega de trabalho estava muito preocupada com os hábitos do filho.

Tinha medo que seu bebê ficasse viciado em determinadas coisas de bebês. Eu pedi para que ela me explicasse melhor o que estava deixando ela tão pavorosa e ela me falou:

“Meu filho usa chupeta, fralda, mama no peito e dorme na mesma cama que eu”

Eu perguntei meio que sem malícia se esses eram todos os medos dela e ela continua sua explanação!

“Na verdade ele não come o que eu faço, vivo dando colo, abraço ele quando ele tem uma crise de birra… e se ele levar esses hábitos para a vida adulta?”

Minha colega de trabalho tem um bebê de 1 ano e seis meses. E eu fiz um exercício de memória para voltar ao tempo em que meus filhos tinham essa idade ainda. Lembrei principalmente de quando minha primeira filha passou por essas fases todas. E recordei como eu tinha muitos destes receios, que não foram criados por mim, mas por muitas pessoas que faziam parte da minha vida.

Muitos pavores que nós mães carregamos não são nossos! São trazidos por outras pessoas e inseridos em nossas cabeças. Claro que cada um ouve e aceita palpites se assim o permitir. Mas na maior parte das vezes esses medos são repassados como sendo verdades absolutas e nós aos poucos vamos acreditando neles.

Querida mamãe, vou te contar algumas coisas sobre estes medos que aprendi na prática com dois filhos e com sobrinhos que ajudei a cuidar.

Criança nenhuma vai mamar no peito para o resto da vida! Sim, em algum momento seu bebê vai deixar seu peito. Talvez dependa de você saber conduzir para que este instante chegue de maneira super natural e sem traumas. Nossos bebês são super conectados com a gene e conseguem entender que uma hora este momento mágico vai terminar. Não precisa arrancar ele do peite. O desmame natural existe e faz muito bem para mãe e bebê!

Querida mamãe, seu filho não vai virar um adulto com uma chupeta na boca. Ele vai largar a chupeta naturalmente ou vai precisar que você o encoraje a entregar para o Papai Noel, Coelhinho da Páscoa ou vai negociar um acordo com você. Eu troquei por uma boneca, minha filha deu pro Papai Noel aos 3 anos e meu bebê nunca gostou dela.

Toda criança tem seu tempo natural para tudo! O desfralde é um momento que exige amadurecimento fisiológico e psicológico dos pequenos. Não tente forçar seu filho a sair da fralda só porque o bebê da sua amiga com 1 ano já faz tudo sozinho no vaso. Com toda certeza, seu bebê, não vai ser um pré adolescente andando de fraldas por aí!

Aproveite para dormir bem abraçadinha com seu bebê. Daqui a pouco ele vai querer dormir sozinho na cama dele.

Abrace mesmo, dê colo, e muito carinho sempre que achar necessário! Nenhum adulto fica mimado por conta de amor… mas com certeza fica amargurado com a falta dele.

querida mamãe

Amiga, seu filho não vai morrer de fome se deixar de comer a sua comida. Se ele se alimentar com outros alimentos saudáveis provavelmente ficará forte e bem nutrido.

Leia Meu Filho Não Come – Deixe Seu Filho em Paz

Converse sempre que seu filho fizer birras. Seja firme e ao mesmo tempo doce. Se ele precisa de um abraço naquele momento, faça sem culpas. Cada mãe sabe a melhor maneira de educar seu próprio filho.

Não tenha medo de situações futuras. Cada coisa tem seu momento. Amiga, eles crescem rápido demais. Largam a fralda, deixam a chupeta esquecida em algum canto, passam a comer arroz e feijão do dia pra noite, querem dormir na sua própria cama no meio da madrugada, pedem pra você deixar eles na porta da escola sem dar beijos, largam do peito, da mamadeira, da fralda…

Não sofra com coisas que vão se resolver no seu devido tempo. Vá vivendo cada dia de uma vez e enfrentando cada nova etapa com o coração tranquilo e a mente aberta.

Aproveite hoje para viver o que realmente importa no dia de hoje. Eles crescem num piscar de olhos e os medos vão embora à medida que a vida vai seguindo seu curso.

Não Julgue a Mãe da Criança Que Faz Birra

Comentários

Sem Comentários para "Querida Mamãe Não Se Descabele - Tudo tem Seu Tempo"

    Comente!

    Your email address will not be published.