O que uma mãe faz durante as madrugadas?
A resposta mais óbvia seria: Ela Dorme!
Com certeza muitas mães e pais tem a sorte de terem bebês que dormem a noite toda, o que possibilita que os pais também façam o mesmo. Outro dia no salão, fazendo as unhas a mulher ao lado me disse “Eu não sei o que é passar uma noite acordada, meus filhos dormem a noite toda”!
Abençoada dessa mulher, eu pensei comigo! Aqui em casa as coisas são bem diferentes!
Eu não durmo uma noite de sono com mais de 3 horas ininterruptas! Isso mesmo, acordo várias vezes durante a noite! E percebi que a cada texto que compartilho falando sobre o assunto, muitas mães me relatam que passam pela mesma situação, ou seja, seus filhos bebês ou crianças ainda pequenas não dormem.
No meu caso, Samuel está sofrendo no momento com a questão das amígdalas, que em breve vamos resolver através da cirurgia para retirá-las. Minha cunhada conta que minha sobrinha Sarah acorda várias vezes durante a noite chorando sem um motivo específico. Alguns bebês acordam por terem transtornos do sono, outros por estarem doentes e assim vai, um caminhão de possibilidades para cada caso.
Meu Filho Precisa Retirar as Amígdalas
Então, nós mães não passamos as noites apenas dormindo!
Mãe passa a noite cuidando do seu filho com toda a força do mundo. Muitas vezes eu acordei com um dos meus filhos dormindo em meus braços e fiquei me perguntando “Como é que essa criança veio parar aqui”? Nós agimos muitas vezes no automático, pelo instinto. Na verdade a nossa força, aquela nossa bateria é movida pelo amor.
Não consigo explicar outro sentimento que nos leve a conseguir dar conta de ficar tantas horas acordadas. Hoje mesmo, depois de Samuel acordar pela 4 vez e eu me sentir exausta, sem forças para levantar, olhei para ele e disse “Oi meu amor, mamãe está aqui, ok”? E aos poucos eu levantei, o acolhi em meus braços, cantei, conversei, fiz uma mamadeira e ele adormeceu.
E eu continuei acordada! Isso mesmo, ele dormiu e o meu sono foi embora. Comecei a pensar em como é difícil para ele esta rotina de acordar tantas vezes, pensei no coração da Raquel e que em breve vamos ter que fazer mais exames, pensei que eu queria ter mais tempo com as crianças, que eu deveria simplesmente não pensar em nada e dormir.
Minha Filha Tem Arritmia Cardíaca
E quando eu adormeci, ele chorou outra vez. E assim, são as noites aqui em casa. Provavelmente são iguais para milhares de outras mães que acordam para amamentar, trocar as fraldas, medir a febre, ver se o bebê está respirando, se está coberto, se ele está dormindo na posição certa…
Assim são as noites de uma mãe. Cheias de aventuras relacionadas aos pequenos que a gente tanto ama!
Mantra das Mamães Durante as Madrugadas!
2 Comentários para "O Trabalho de Uma Mãe Durante as Madrugadas"
Cris 29/05/2017 (22:40)
Eu me rendi e na primeira vez que o meu bebê ,de um ano , acorda por volta das 3 horas da manhã trago ele para minha cama , cama compartilhada , estava virando um zumbi pois trabalho e tenho mais um filho de 6 anos
cher 13/09/2017 (21:24)
Meu filho tem 4 anos já é passo até hoje 90% das noites acordada. Uma noite após a outra. No fim de duas semanas já não respondo positivamente as actividades todas.