Novo teste de sangue para ajudar a prever nascimento prematuro
O nascimento prematuro é a principal causa de incapacidade e morte de bebês no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Todos os anos, um número estimado de 15 milhões de bebês nascem antes das 37 semanas de gestação, e cerca de 1 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade morrem devido a complicações de parto prematuro.
Uma equipe de pesquisadores da Austrália e do Canadá tem desenvolvido um teste sanguíneo que pode identificar as mulheres que estão em risco de parto prematuro.
O teste é um avanço que pode prever o risco de parto prematuro. Com cerca de 18 semanas de gestação já é possível fazer esta previsão.
O que o teste faz?
O exame de sangue identificou 6 genes no sangue da mãe, que estão relacionados com a comunicação entre as células brancas do sangue. É de conhecimento dos cientistas há algum tempo que as células brancas do sangue são uma dica de trabalho de parto prematuro.
Esta nova pesquisa identificou estes genes no sangue das mulheres. Eles aparecem bem antes do período do parto. Ou seja, bem antes que quaisquer sintomas de risco de trabalho de parto prematuro estejam evidentes aos médicos.
O estudo do exame de sangue mostrou uma taxa de precisão de 86%.
Atualmente, para as mulheres que estão em risco de parto prematuro, é oferecido um exame vaginal e uma ultra-sonografia do colo do útero, que têm uma taxa de precisão de 65%.
O que isso significa para as mulheres grávidas?
Isso significa que onde quer que estejam, as mulheres podem ter um simples exame de sangue e descobrir a probabilidade de parto prematuro que têm. Isto é especialmente útil para as mulheres que vivem longe ou que não tem tanto acesso a assistência médica.
Quanto mais tempo o médico demora para detectar os sintomas de trabalho de parto prematuro, há menos tempo disponível para poder se tomar alguma precaução. Muitas vezes, o melhor que pode ser feito é manter o útero da contratação, usando medicamentos chamados tocolíticos.
Estas drogas podem suprimir contrações por dias ou semanas, permitindo que dê tempo para o bebê receber a medicação que promove a maturação dos pulmões. E também há tempo para a mãe ser transferida para um hospital que tem uma UTI neonatal para cuidar do bebê assim que ele nasce.
O teste pode prevenir nascimento prematuro?
A Organização Mundial da Saúde acredita que até 75% das mortes que ocorrem devido a nascimentos prematuros poderiam ser evitadas se as mulheres tivessem acesso a intervenções com maior antecedência.
Quanto mais cedo as mulheres sejam conscientizadas que estão em risco de parto prematuro, mais cedo elas podem procurar cuidados de saúde especializados. Isto poderia ajudar a reduzir significativamente os riscos.
Este novo exame de sangue ainda passará por novos testes na Austrália. Se os resultados forem positivos, espera-se que o teste esteja disponível para as mulheres de todo o mundo em cerca de cinco anos.
Fonte (em inglês): Bellybelly
Sem Comentários para "Novo Teste de Sangue pode prever nascimento prematuro de bebês com 86% de precisão"