Não prometa para uma criança o que você não vai cumprir.

Não prometa para uma criança, algo que você não tem certeza que irá conseguir cumprir. 

Muitas vezes nós, adultos da história, prometemos coisas que parecem simples, mas que para uma  criança são extremamente importantes. Por vezes dizemos que vamos ver um filme com eles, vamos levar eles para passear, para comer algo que eles gostam muito, dar um presente determinado, fazer uma brincadeira que eles adoram. Nós falamos sem ter muita noção de que geralmente eles realmente vão ficar esperando que isso aconteça. 

Parece bobo para muitos, desmarcar um passeio, esquecer que prometeu que iria comprar tal presente, mudar de ideia no decorrer do dia. Mas a cabeça de uma criança não segue a mesma lógica que a nossa. 

Elas acreditam no que dizemos para elas. Elas ainda não tem toda maturidade para entender que as mudanças podem ocorrer. 

E aqui entra um ponto bem pertinente: imprevistos acontecem e talvez você realmente precise mudar seus planos. Neste caso, isso vai acontecer raramente e uma boa conversa franca vai ajudar essa criança a entender a engrenagem da vida. 

O problema está nas pessoas que prometem um monte de coisas para a criança sem ter certeza que vão conseguir fazer metade do que prometeram. Adultos que não tem noção que o não cumprimento de uma promessa feita para uma criança, traz consigo frustrações e sofrimentos desnecessários. 

Não é raro encontrar pais que sabem que não vão poder sair com os filhos, dar o presente caro, buscar em determinado horário e mesmo assim fazem falsas promessas. Vemos aos montes parentes que combinam algo com as crianças e na hora de cumprir o combinado, simplesmente dizem “Não deu”. 

Crianças, assim como adultos, gostam de sinceridade. É muito mais honesto você dizer “Não sei se vou conseguir fazer tal coisa, mas vou tentar” ou “Se não der dessa forma, podemos fazer de outra” do que dizer para uma criança que fará ou dará determinada coisa. 

Nenhum adultos gosta de ficar esperando algo que lhe foi prometido e que mais tarde descobre que não vai acontecer. Imagine então a criança que ficou aguardando dias algo acontecer e muitas vezes não recebe nem explicações do motivo pelo qual tal coisa nunca ocorreu. 

É preferível que você faça uma surpresa quando tiver certeza de que poderá fazer algo do que simplesmente prometer uma coisa que está acima das suas possibilidades ou vontades. 

Relações de confiança se constroem com sinceridade, nunca com falsas ilusões. 

Fotografia de família – Paula Soares Fotografia

Comentários

Sem Comentários para "Não prometa para uma criança o que você não vai cumprir."

    Comente!

    Your email address will not be published.