A câmera Amazon Ring está dando o que falar! Qual pai não quer saber o que os filhos estão fazendo, não é? Ainda mais se estão no trabalho. Câmeras que monitoram os filhos remotamente são a nova febre do momento. Porém tudo que envolve a internet pode ter riscos.
No início do mês um hacker invadiu o sistema da câmera Amazon Ring de uma casa no Mississippi (Estados Unidos) e assustou muito uma menina de apenas oito anos, chamada Alyssa.
Ashley LeMay, mãe da criança, disse à TV CNN que a câmera foi comprada em uma promoção na Black Friday Americana e havia sido instalada – acreditem – apenas quatro dias antes do incidente.
Momentos de Terror
Inicialmente, a criança Alyssa pensou que a sua irmã estava tocando uma música no quarto delas, mas, na verdade já era o invasor que havia começado a reproduzir uma estranha música (pelo menos para a ocasião) chamada Tiptoe Through the Tulips na câmera Ring.
Intrigada, a garoto Alyssa entrou no quarto e, instantes depois, o hacker disse “olá”. Na sequência, a música voltou a ser reproduzida.
Momentos depois a música parou novamente e o invasor começou a insultar a menina. Alyssa perguntou “quem é?”. O hacker respondeu: “eu sou o seu melhor amigo”
Hacker Ordenou que a Menina Destruisse seu Quarto
O Hacker ainda não satisfeito em aterrorizar uma criança, continuou, dissendo: “você pode fazer o que quiser agora; você pode bagunçar o seu quarto, pode quebrar a TV, pode fazer o que quiser”.
Apavorada, a menina chamou por sua mãe (que não estava em casa) e novamente pergunta “quem é?”. O invasor disse repetidas vezes: “Papai Noel”.
Garota Assustada, Porém Final Feliz
Essa história poderia ter um final triste, de várias formas diferentes. Porém, felizmente não foi o que aconteceu.
A menina, assustada, saiu do quarto e procurou seu pai
O pai conversou com a mãe por telefone, perguntando se ela tinha mexido na câmera. Como a resposta foi negativa, souberam no momento que se tratava de uma invasão hacker. O pai desligou a câmera e toda a internet da casa e acionou a polícia.
Resposta da Empresa
Procurada pela família, a Ring respondeu que não encontrou sinais de invasão aos seus sistemas e deu a entender que o ataque aconteceu pelo uso de uma senha fraca — A mãe chegou a ser questionada pela empresa sobre não ter usado autenticação em dois fatores. Ou seja, jogaram a culpa na família.
A pior parte é que esse não foi um caso isolado. É crescente o número de relatos de famílias que passaram por situação semelhante. Dissem, inclusive que hackers desenvolveram um software específico para invasão de câmeras de segurança da Ring.
Em nota, a empresa reafirmou que seus sistemas não estão comprometidos, mas que estão investigando o problema. A empresa reforçou a recomendação de uso de senhas fortes e da autenticação em dois fatores pelos seus clientes.
Sem Comentários para "Hacker invade câmera Amazon Ring assusta menina de 8 anos"