Alfabetização – Minha Filha Apresenta Dificuldades na Leitura

Raquel entrou no ensino fundamental. Eu vou contar para vocês que não estava preparada para tantas mudanças na vida da pequena.

Hoje, uma criança vai para o primeiro ano do ensino fundamental com 5 ou 6 anos de idade. Vamos falar a verdade que é super cedo. E as crianças que até então estavam acostumadas com uma rotina mais voltada para as brincadeiras e sem muitas responsabilidades acabam levando um certo choque de realidade.

Elas vão começar a ter contato com diversas matérias. Vão começar a ter horários mais divididos e muito mais lição de casa.

No nosso caso, Raquel mudou de escola. Então, a primeira adaptação já foi com relação ao ambiente e a socialização com novos amigos e professores. E neste quesito ela tem se saído super bem.

Aliás, ela tem tirado de letra matérias como artes, inglês, matemática, ciências… mas vem apresentando bastante dificuldade com a parte da alfabetização.

Aprender a ler não está sendo das coisas mais fáceis para ela. Percebo que ela se mostra muito insegura e dispersa na hora em que vamos fazer as atividades relacionadas a ficha de leitura. Ela começa a ficar nervosa e respirar mais ofegante. Perde o foco e parece estar meio aérea.

Em vários momentos noto que ela está “chutando” e não observando o que estamos fazendo.

Isso me deixou um pouco preocupada. Tivemos uma conversa com a professora e a pedagoga da escola e elas nos deram muitas dicas de como conduzir este momento. Um dos pontos levantados pela professora de Raquel, é que nota que ela tem medo de falar. Insegurança de ler algo e não acertar.

Também conversei com meu psicólogo que acenou o fato de Raquel estar “assustada”, visto que parte dos colegas de sala já sabem ler. Recomendou algumas técnicas com jogos pedagógicos, como por exemplo, usar letras de EVA e sem que a criança veja qual é a letra, apenas com o uso das mãos, ela descubra qual é a letra.

Mudança de Atitudes e Novas Experiências

– A primeira atitude que tomei foi mudar o horário de ensinar a parte da leitura para a pequena. Tenho evitado fazer as tarefas escolares no horário depois da escola. Noto que ela se demonstra muito mais cansada do que no horário da manhã.

– Reforço sempre com Raquel o som das sílabas. Por exemplo se a letra trabalhada é o F, repito com ela algumas vezes o FA FE FI FO FU.

– Tenho pedido para ela achar certas palavras no meio da história que estamos lendo, fazendo com que ela tenha mais interesse em encontrar o que peço.

– Comprei também um jogo super bacana que vem com as letras do alfabeto e algumas figuras. Cada figura tem a forma como é escrita no verso. Assim, ela procura as letras e vai formando a palavra.

dificuldade na leitura

– Notei também que só ler a ficha de leitura não estava prendendo a atenção da Raquel. Então agora, eu peço que ela escreva tal palavra da ficha. Ela acha a palavrinha e copia. No dia que usei essa técnica de copiar e escrever a palavra, ela chegou em casa super radiante: “mãe, eu consegui ler todas as palavras na escola”.

E claro que nenhuma das técnicas que venho desenvolvendo com a pequena tem efeito sem o essencial: muita paciência e incentivo!

Super importante não perder a calma com eles neste momento que é sim difícil para eles assimilarem. E nunca se canse de elogiar o desempenho deles. Palavrinhas como “Isso aí Filha”, “Muito bem”, “Você vai conseguir”, “Parabéns” com certeza vão ajudar seu filho a enfrentar essa fase que muitas vezes parece tão complicada.

Aqui, ainda estamos na letra J. Vamos ver o processo no decorrer dos próximos meses.

Se você tem alguma dica bacana sobre alfabetização dos pequenos, me conte! Fico super grata de coração!

 Fotos – Paula Soares
https://magicasdemae.com.br/tres-estrelinhas/

Comentários

Sem Comentários para "Alfabetização - Minha Filha Apresenta Dificuldades na Leitura"

    Comente!

    Your email address will not be published.