9 Dicas Para Fazer Seus Filhos Comerem Mais Vegetais

Quem tem filhos pequenos com seletividade alimentar sabe como é complicado convencer uma criança a comer determinados alimentos.

Na verdade quase todas as crianças passam por fases em que se recusam a comer alimentos saudáveis como verduras, vegetais e frutas. E nós pais sabemos como estes alimentos são importantes para o crescimento saudável das crianças. E por isso usamos de todos os truques e mágicas para conseguir introduzir estes alimentos nas refeições das crianças sem criar verdadeiras guerras nas horas das refeições. Afinal de contas, o momento da comida tem que ser um instante agradável para nós e para eles também.

Veja 9 dicas para fazer seus filhos comerem mais vegetais:

1. Faça uma Horta

As crianças estão muito mais dispostas a comer os produtos que ajudaram a cultivar. Algumas opções fáceis de plantar são alface, tomate cereja, ervilha e abobrinha. Meus filhos adoram plantar folhas de hortelã e ficam muito felizes quando fazem o chá com  as suas folhinhas colhidas por eles mesmos. Mesmo quem mora em apartamento pode criar uma horta com os filhos. Você pode fazer a plantação em vasos de produtos adequados para esses recipientes.

dicas para fazer seus filhos comerem vegetais

2. Brinque com sua comida

Existem muitas maneiras de tornar os vegetais visualmente atraentes e divertidos para as crianças. Faça espetinhos com vegetais coloridos para que seu filho sinta interesse pelos alimentos. Deixe a criança escolher a sequência das cores que ela quer colocar no palito e demonstre entusiasmo no momento do preparo.

3. Esconda os vegetais

Colocar vegetais nas refeições favoritas de seus filhos é uma maneira infalível de aumentar sua ingestão, e eles nunca saberão! Aqui em casa Samuel adora sopa de quirera, mas não gosta de ver a batata, o tomate, a cenoura, a cebola. Então costumamos fazer um caldo de legumes e utilizamos ele no preparo da sopa. E acreditem, ele come vários pratos cheios de sopa.

4. Misture-os

Misture um ou outro alimento junto com o que seu filho aceita comer. Aqui você coloca uma quantidade bem pequena de algo que ele não está acostumado e mistura com o que ele gosta.

Não Force a Criança a Comer o Que Ela Não Gosta!

5. Asse-os

Eu tentei todos os métodos de cozinhar vegetais, de refogar a vapor, e percebi que eles adoraram experimentar opções assadas. Experimente assar couve flor, brócolis e batatas com azeite de oliva, sal e em alguns casos alecrim. Deixe os alimentos bem fininhos e você vai perceber que eles ficam com uma aparência crocante e bem saborosos.

7. Mantenha as porções adequadas à idade

Saiba quanto seu filho deve comer quando se trata de vegetais. Não adianta você socar um monte de vegetais na criança. Vá introduzindo com calma e o adequado para a criança. Converse com o pediatra para saber o que ele mais indica para o seu filho neste momento da vida dele.

dicas para fazer seus filhos comerem vegetais

8. Use mensagens subliminares

A mídia infantil pode realmente ajudar a reforçar sua mensagem pró-vegetariana. Use os personagens favoritos do seu filho para serem seus aliados na hora das refeições. Geralmente existem episódios ensinando as crianças a comerem coisas saudáveis. Ter os bonecos à mão e fingir  que eles estão comendo tal alimento é uma boa alternativa.

9. Cozinhe juntos

Eu disse aos meus filhos que as receitas são como projetos científicos – siga os passos e a mágica acontecerá! As crianças mais novas podem lavar os vegetais em uma peneira na pia (pegue um banquinho), bata os ingredientes, rasgue as verduras e salpique sal. Crianças mais velhas podem raspar frutas cítricas, mexer a panela e praticar suas habilidades com a faca cortando vegetais. Com alguma sorte, ajudar a preparar as suas próprias refeições os deixará mais animados para experimentá-los!

Seletividade Alimentar Não É Frescura!

Comentários

Sem Comentários para "9 Dicas Para Fazer Seus Filhos Comerem Mais Vegetais"

    Participe!!