O sono do meu filho menor sempre foi uma montanha russa. Até os oito meses era uma maravilha. Depois disso, já são mais de 4 anos na luta constante para achar a melhor maneira de fazer ele dormir a noite toda. Passamos por períodos em que dorme bem e depois a instabilidade do sono volta.
E nessa nossa batalha diária, eu que já sou mãe de segunda viagem, acho que testei quase todas as técnicas. E sempre ouvi muito de outras pessoas a recomendação “Deixa ele chorar até dormir”… ou “Ignore o chamado dele a noite que logo ele vai parar de chorar”.
Pois minha gente, vou contar para vocês um pouco da minha experiência com o “Deixa ele Chorar até dormir”
Como Funciona o método de “Deixar Chorar até Dormir?
O método Ferber, também conhecido como “Deixar o bebê sozinho até adormecer” tem resultados muito satisfatórios para muitos pais e também negativos para outros. O doutor Richard Ferber, estudou por mais de 20 anos a rotina do sono das crianças, e publicou em seus estudos, qual seria a maneira mais adequada de fazer uma criança dormir.
Para ele, uma criança entre 3 e 5 meses já está preparada para dormir a noite toda. Mas conseguir essa façanha é algo muito complicado na vida de muitas famílias.
Segundo o Dr. Ferber, o correto é que perto da hora de dormir, a criança comece a ter uma rotina mais tranquila. Atitudes como diminuir a luz dos ambientes, diminuir sons, um banho relaxante podem preparar a criança para adormecer mais facilmente.
O bebê então, deve ser colocado para dormir no seu berço e os pais devem sair do ambiente. Esse ausentar-se do ambiente em que o bebê deve dormir vai aumentando gradualmente. Se a criança chorar muito, o cuidador deve verificar se ela está bem ou “apenas chorando” para chamar atenção. O método tende a dar resultados positivos dentro de poucos dias.
E quando Esse Método de Deixar Chorar Não Funciona?
Aqui em casa, Raquel sempre dormiu super bem no quarto dela até ir para a escola com seus 10 meses. E nesta fase ela não queria dormir sozinha de jeito nenhum.
Foi então que decidimos aplicar o método de deixar a bebê chorar até dormir. E adivinhem o que aconteceu?
Raquel, com seus 10 meses chorou tanto (isso nuns 10 minutos que tentamos aplicar o método) e não sei como, ela escalou o berço e caiu.
Aquele foi o alerta que eu precisei levar para entender que comigo, o método de deixar um filho chorar sozinho não iria funcionar. Escutar ela chorando já estava me fazendo chorar do lado de fora do quarto, mas quando vi que ela poderia ter se machucado (eu tinha colocado um colchão do lado da cama dela para quando eu fosse acalmar o choro dela, sem precisar pegar no colo) e foi por esse motivo que a pequena não se machucou.
Confesso que me senti a pior mãe do mundo. E depois deste dia, mudei completamente minha forma de ver o momento de dormir dos pequenos.
Uma das piores sensações que uma pessoa pode sentir é ter seu choro ignorado ou sendo encarado como forma de chamar atenção. Sim, o choro é uma forma de dizer que a criança, que ainda não sabe lidar com suas emoções, está precisando de você. Um bebê chora por fome, sede, dor, desconforto e também por medo ou insegurança.
Muitos médicos, psicólogos e pais como eu, acham o método Ferber um pouco agressivo. Ele pode acabar gerando um sentimento de abandono e até mesmo de rejeição no bebê.
E como fazer a criança dormir uma noite toda?
O segredo é que cada família encontre o seu método próprio que funciona melhor na sua rotina. Aliás, a palavra chave para o sucesso do sono tranquilo é rotina.
Claro que quando o bebê ou criança tem algum problema de saúde, um distúrbio do sono, só a rotina não vãi funcionar, mas com certeza vai ajudar.
Aqui em casa, as crianças vinham dormindo bem há meses. Nós estávamos adotando a cama compartilhada. E chegamos no momento de voltar para o quarto deles. E neste momento o sono de toda família virou um caos novamente.
E esse caos, eu conto com mais detalhes num post futuro.
Quem já tentou o método Ferber de deixar a criança chorar até dormir? Como foi a experiência?
Sem Comentários para "A Luta Para fazer meu Filho Dormir - Vale a pena deixar ele Chorar até Dormir?"