Invista Mais no Lado Emocional das Suas Crianças – E Menos no Tecnológico

Você cuida do lado emocional do seu filho? Você realmente está atenta aos sinais que seu filho lhe dá diariamente?

Com a tragédia de Suzano fiquei pensando muito sobre como é fundamental cuidar do lado emocional dos nossos filhos. Hoje, muitas famílias não tem muito tempo para prestar atenção às crianças e adolescentes.

 

Vivemos na era digital em que celulares, tablets e vídeo games acabam substituindo o contato entre pais e filhos.

 

Pais chegam cansados do trabalho. Precisam dar conta da rotina da casa. E alguns acabam sucumbindo aos recursos da tecnologia para conseguir descansar um pouco ou ter tempo para fazer os afazeres sem ser interrompido pelos filhos.

 

A tecnologia é ótima, quando bem utilizada! Mas também pode causar sérios danos para toda a família.

Não dá para substituir contato por televisão ou jogos. Não dá para substituir brincadeiras por telas. Não dá para substituir conversa por canais de youtubrs.

 

É preciso estar de olho no desenvolvimento de um filho.

 

Se você não cuidar dos dentinhos do seu filho, ele vai ter uma cárie. Se você não tratar a cárie ele vai sentir dor. Se você não tratar a dor do dente causada pela cárie ele vai perder o dente.

 

E no campo emocional de uma criança as coisas funcionam com a mesma lógica. Se você tem tempo para tudo. Se tudo é importante e te falta tempo para prestar atenção aos filhos, alguma coisa vai sair dos eixos.

 

Crianças precisam se sentir amadas. Saber que pai e mãe se preocupam com ela. É preciso ter tempo para educar um filho. Nem estou falando de quantidade, mas de ter tempo realmente voltado para os filhos.

 

Descobrir o que de fato se passa com nossos filhos pode requerer muito tato e atenção.

 

Muitas vezes eles não falam por achar que a gente não vai achar importante. Muitas vezes não conversam por que nós não temos o hábito de interagir com eles. É preciso conversar!

 

lado emocional das crianças

 

É preciso saber o que eles sentem e dar valor a esses sentimentos. Ajudar eles a lidarem com suas frustrações, medos, raivas, tristezas.

 

Crianças são esponjas que absorvem tudo do mundo ao seu redor.

 

Nossa função como pais é amar, é proteger e educar também. Ensinar elas a se sentirem confiantes e preparadas para reagir quando algo de ruim acontece.

 

Se você estiver atento de verdade ao que se passa com seu filho vai ser muito fácil mostrar a ele como se defender nas adversidades do mundo.

 

O lado emocional de uma criança se constrói no dia a dia com muita dedicação, orientação e disposição a entender o que de fato se passa na cabeça e no coração do seu filho.

Comentários

Sem Comentários para "Invista Mais no Lado Emocional das Suas Crianças - E Menos no Tecnológico"

    Participe!!