“Crianças Não Precisam Comer de Tudo” – Diz Dr. Carlos González!

Mães e pais tem costume de ouvir ou mesmo dizer “Criança precisa comer de tudo”!

E segundo o Dr. Carlos Gonzalez isso é um grande mito da maternidade.  Crianças não precisam comer de tudo, crianças precisam comer bem!

Mas o que seria comer bem? Será que é comer um prato cheio de comida com várias opções de cores e sabores no prato da criança?

Comer bem é usufruir de uma alimentação saudável. E comer de forma saudável não significa necessariamente comer todos os tipos de alimentos.

Muitos pais reclamam que seus filhos não comem nada que seja saudável. E geralmente quando vamos analisar os alimentos que estes mesmos pais comem ou estocam em sua dispensa, percebemos que a qualidade daquilo que compram para sua família não é nada saudável também.

Há pais que reclamam que os filhos comem muitos doces, refrigerantes ou biscoitos e salgadinhos. E aqui devemos parar para fazer a seguinte pergunta:

Quem é o responsável pelas compras da casa? Quem é a pessoa que vai ao supermercado e paga por esses alimentos? É a criança ou é o adulto?

Com certeza é o adulto!

Há alguns anos ouvi o Dr. Carlos González falar que devemos deixar nossos filhos em paz quando o assunto é a alimentação. Forçar a criança a comer um alimento que ela não gosta não é o caminho para fazer com que ela se interesse por comida saudável. O segredo é você não ter porcarias em casa e sempre ter opções variadas de frutas, verduras e outros alimentos que fazem bem. Se a criança não come na hora o arroz e o feijão, certamente em algum momento sentirá fome e irá abrir a geladeira atrás de comida. E ao verificar as opções vai acabar pegando algo que mais lhe agrade.

E na verdade, a criança não é obrigada a gostar de todas as comidas todos os dias. Elas são como nós, por vezes preferimos mais um ou outro alimento. Haverá o dia em que vamos fazer o prato favorito delas e elas irão pedir para repetir e em outros vamos fazer as verduras que elas não gostam e irão olhar com cara feia. E aqui Dr. Carlos González saliente em seus discursos “Não faça nada, deixe seu filho em paz. Nada de oferecer recompensas ou fazer chantagens emocionais para forçar seu filho a comer”.

comer de tudo

Meu filho é bem seletivo para comer. Por muito tempo fiquei totalmente desesperada pensando em formas de fazer ele comer arroz, feijão, carnes… Acabamos entrando num campo de muito estresse. Mas percebi que apesar dele não comer muito a comida salgada, ele sempre devorava variados tipos de frutas. Não gosta de refrigerante e ama sucos naturais.

Na última consulta com a pediatra ela me disse “ele está ótimo, super saudável e nutrido”. Eu ainda rebati “Mas ele é tão magrinho” e ela me disse “Ele é magro e ser magro não significa que a criança está com algum problema de ordem nutricional”.

Devemos eliminar também os padrões de que as crianças devem ser todas fofinhas. Ter consciência que é nossa responsabilidade oferecer uma infinidade de opções saudáveis para nossos filhos. Ter consciência que em alguns dias ele comerá um pouco mais e em outros menos. Mas que de modo geral estará se alimentando de coisas que façam bem para sua saúde!

Comentários

Sem Comentários para ""Crianças Não Precisam Comer de Tudo" - Diz Dr. Carlos González!"

    Participe!!