Utilidade Materna – Bebês Precisam Tomar Água Antes dos 6 Meses?

Essa era uma pergunta que eu achava que sabia a resposta!

Na minha casa nem eu e nem meus irmãos fomos amamentados no peito. A minha sobrinha que eu ajudei a cuidar quando era bebê também não mamou no peito. Para mim era natural que os bebês tomassem água ou chás.

Quando engravidei e comecei a estudar mais sobre os cuidados com o recém nascido, percebi que em todas as matérias ou palestras o recomendado era que bebês deveriam mamar somente no peito e que sendo assim não precisam ingerir nenhum outro líquido ou alimento até completarem 6 meses de idade.

A verdade é que o leite materno é o alimento mais completo para os bebês. Nosso leite é capaz de matar a fome e também a sede dos nossos pequenos. E com meus dois filhos segui a risca no que diz respeito a não dar nenhum outro tipo de líquido para eles.

Notei que nos dias de muito calor o que acontecia era que eles pediam mais o peito. Não estavam com fome e sim com sede. Nunca ficaram desidratados por mamar somente no peito.

Mas se o bebê por algum motivo precisar fazer uso da fórmula, aí sim, a situação é outra. A maior parte das fórmulas contém sódio e isso eleva a sensação de sede do bebê. Nestes casos é recomendado que seja dada uma certa quantidade para que ele fique bem hidratado e mate a sede. O tanto de água que deve ser oferecido para a criança deve ser orientado pelo pediatra.

Se o bebê mama no peito e também a mama na mamadeira é orientado que seja observado o número de mamadeiras que ela usufrui no dia. Se ele fizer uso de uma ou duas mamadeiras no dia e mamar mais no peito não é necessário introduzir água ou chá para a criança. Caso ela mame mais mamadeiras do que o peito é bom conversar com o pediatra para ver a quantidade adequada para cada criança.

Após os 6 meses de vida a criança pode tomar água e outros líquidos. É bom sempre lembrar que o estômago dos bebês é pequeno e por isso deve se evitar dar água perto das refeições para não prejudicar a digestão deles.

Voltando ao começo do texto, sempre vi as pessoas da minha família dando chazinhos ou aguá para os bebês recém nascidos. E posso garantir que ouvi muitos comentários que me diziam direto “Esse bebê vai ficar com sede” “Dá uma chazinho para as cólicas”. O importante é você sempre estar bem informada e ignorar os palpites por melhor que eles possam parecer!

Utilidade Materna – Bebês Não Podem Comer Mel

 

Comentários

Sem Comentários para "Utilidade Materna - Bebês Precisam Tomar Água Antes dos 6 Meses?"

    Participe!!