A Iluminação Para o Quarto do Bebê e das Crianças

No ano de 2020 começamos a decorar o nosso apartamento e então conhecemos o pessoal da Adams&Adams. Eles são especialistas em projetos de iluminação para residências e também para o setor corporativo. E a minha visão sobre como a iluminação faz toda a diferneça mudou radicalmente depois que os conhecemos.

Vou deixar um texto para vocês escrito pela Laura da Adams&Adams com várias dicas e macetes de iluminação para o quarto do bebê e também para o quarto das crianças.

Iluminação para dormitórios infantis

A iluminação é fundamental para dar vida a todos os tipos de ambientes. Um projeto incrível se transforma em um espaço sem personalidade se não tiver uma iluminação adequada. Em projetos de dormitórios infantis, principalmente, é necessário que se tenha um cuidado extra para auxiliar no cuidado do bebê e/ou criança nas horas de descanso e nas horas de atividades, podendo ser benéfica para o desenvolvimento, cuidado e conforto, inclusive dos pais. Nesse conteúdo iremos dar algumas dicas de como iluminar de forma correta e agradável o quarto do seu filho.

 

Temperatura de cor. Você já ouviu falar nela?

Na iluminação, a temperatura de cor é o que determina a  tonalidade da sua lâmpada: se ela é mais quente (amarelada) ou mais fria (azulada). O que muitas pessoas não sabem, é como isso afeta a nossa qualidade de vida e como isso está relacionado a maneira com que nos sentimos – para melhor, ou para pior. É justamente por essa influência que ela tem sobre nós, que a  temperatura de cor se torna o item mais importante e primordial para o sucesso do quarto infantil.

A temperatura de cor é medida em kelvins, então na hora de comprar sua lâmpada, fique atento à embalagem: opte pela temperatura de cor 3000K – branco quente, o tom mais indicado para locais de descanso, pois traz sensações de relaxamento, conforto e tranquilidade, ideal para bebês que precisam de um bom descanso. Tons como 4000K (neutro) à 6000K (frio) trazem sensações de estímulo, deixando as pessoas mais acordadas e até mesmo ansiosas, o que não é ideal para crianças, que já possuem esse estímulo natural.

iluminação quarto do bebê

Esquema de temperatura de cor

O mesmo vale para o quarto das crianças um pouco maiores, o dormitório é um local para descanso, caso precise de uma iluminação que a deixe mais ativa será, provavelmente, durante o dia, para atividades como brincar e estudar, pode-se então utilizar a luz natural que entra pela janela.

Escolha do tipo de iluminação Para o Quarto do Bebê e Quarto das Crianças.

A visão dos bebês e das crianças não é tão desenvolvida, então é essencial que não tenha pontos de luz diretamente em seus olhos, pois podem causar irritação e desconforto. É por isso que no estudo da iluminação, o ideal para quartinhos de crianças é sempre optar por luzes indiretas e difusas.

A luz indireta e a luz difusa propõem um espaço mais leve e confortável visualmente, sem incomodar a visão de quem está no  ambiente.

Mas você sabe a diferença entre elas?

  • A luz indireta é direcionada a uma superfície e então refletida em diversas direções, iluminando o ambiente de uma forma menos invasiva. Esse tipo de iluminação não prejudica a visão e não atrapalha no desenvolvimento dos olhos do bebê, e no caso de crianças maiores, auxilia para que a agitação seja menor e ela se sinta mais tranquila e relaxada. 

Alguns exemplos de iluminação para o quarto do bebê e das crianças indireta são:

  • Fitas de led aplicadas em sancas de gesso e atrás de móveis;
  • Rebatedores e outras peças rebatedoras (pendentes, arandelas)

Iluminação quarto do bebê

Iluminação indireta atrás do painel MDF e no rebatedor (ponto central)

  • A luz difusa possui um elemento difusor (geralmente acrílico/tecido ou outro material). Essas luzes podem ser usadas no ponto central do ambiente ou em peças auxiliares, e são ótimas para uma iluminação mais abrangente sem ofuscar a visão. Alguns exemplos de luz difusa:

– Painéis de led;

– Perfis de led;

– Peças decorativas com elemento difusor (abajures, colunas de piso, arandelas, pendentes)

decoração quarto das crianças

 Pendente (luz difusa)

iluminação quarto infantil

  Perfis de Led (luz difusa)

 

Evite a iluminação direta.

A iluminação direta é aquela que podemos ver a origem da luz e por isto, acaba ofuscando e incomodando a visão. Na prática, isso acontece principalmente em peças como embutidos de gesso e peças decorativas onde a lâmpada fica exposta. Por isso, evite esse tipo de iluminação, principalmente em cima ou perto de pontos como berço, banheira e espaço de amamentação. Se for utilizar embutidos de gesso, opte por pontuá-los em locais como, por exemplo, perto de paredes ou circulação do ambiente.

iluminação quarto das crianças

Luz direta aplicada de forma correta em espaço de circulação

A dimerização pode ser a solução! 

A dimerização é um ótimo recurso para os pais, pois permite que a intensidade do brilho da luz seja regulada de acordo com a necessidade. Você pode escolher se a luz ficará mais ou menos intensa, de acordo com o uso que deseja para o momento.

 Use luzes auxiliares!

Outro ponto que faz uma grande diferença na iluminação para o quarto do bebê ou quarto das crianças são as peças soltas, como colunas de piso e abajures, essas peças trazem uma versatilidade e flexibilidade incríveis, visto que podem ser carregadas para onde você desejar.

Além de auxiliar na decoração do ambiente, as colunas e abajures também auxiliam para momentos de amamentação ou até mesmo em noites em claro, pois servem como luz de apoio e podem ser ligadas individualmente, sem deixar o ambiente todo aceso, evitando acordar a criança. Também podem ser a solução para crianças que não gostam de dormir totalmente no escuro, gerando uma iluminação leve e aconchegante.

iluminação quarto infantil

Peça de apoio (coluna de piso com luz difusa)

E então, você já tinha percebido o quanto a iluminação para o quarto do bebê e das crianças é importante?

Para saber mais sobre iluminação, acesse: adamseadams.com.br

Precisando de um projeto de interiores para o quartinho do seu filho(a)? A arquiteta @lauraadamsarq pode te ajudar!

Comentários

Sem Comentários para "A Iluminação Para o Quarto do Bebê e das Crianças"

    Participe!!