O Melhor Investimento Para Crianças Segundo Economistas

No ano passado em uma das palestras do Seminário de Mães, a economista Mara Luquet em sua palestra “Por que controlar as finanças é um ato de amor” disse que uma das ajudas mais válidas que damos para nossos filhos é justamente quando nos tornamos independentes!

Grande parte dos pais pensam em como economizar dinheiro para dar um futuro melhor para seus filhos. A gente pensa em polpar para que eles consigam fazer uma boa faculdade, ter uma base caso nós venhamos a faltar na vida deles.

Isso não está errado. Guardar dinheiro em fundos de investimento para lá na frente auxiliar a vida dos nossos filhos é um ato que demonstra nossa preocupação e zelo com eles. 

Mas precisamos lembrar que antes de dar independência financeira para os filhos, precisamos ter nós, a nossa vida bem estruturada financeiramente. Você precisa pensar não apenas no seu hoje, mas em como planeja passar seus anos de velhice.

É preciso lembrar que nossa renda costuma cair quando chegamos na aposentadoria. São gastos muito maiores com médicos, remédios, planos de saúde enquanto que nossos rendimentos cairam bruscamente devido ao fato de não estarmos mais no mercado de trabalho.

O economista Gustavo Cebasi compara a vida dos brasileiros com as dos americanos. Nos EUA os filhos costumam sair em busca da independência econômica muito cedo. Lá os americanos ralam mais com relação ao dinheiro até atingirem seus 50 anos e depois desfrutam de uma velhice mais tranquila sem precisarem depender de seus filhos.

Já no Brasil o quadro é diferente. Cada vez mais os filhos dependem dos pais até mais tarde. A média de idade que os filhos saem da casa dos pais é aos 30 anos por aqui. Mas diferente dos americanos, nós não temos o hábito de nos preparar para o futuro em que nossa renda diminui e os gastos aumentam.

Isso faz com que muitos pais venham a depender da ajuda financeira dos filhos na velhice. E o ato de depender de outra pessoa nunca é bom.

Quando perguntada em sua palestra qual seria o maior benefício que podemos dar para nossos filhos, Mara Luquet respondeu “Não dependa deles no futuro”.

investimentos para crianças

Pode parecer que o futuro está longe, mas ele uma hora chega. E quem de nós vai gostar de morar com o filho já casado na casa da nora? Quem de nós vai querer ficar pedindo dinheiro para o filho para as necessidades e vontades básicas? Quem de nós vai gostar de se sentir amarrada sem poder fazer as coisas por conta de dinheiro?

Muitas famílias acabam acolhendo os pais em seus lares. Mas que esse ato seja motivado pela vontade de estar perto de nós e compartilhar a vida em família com netos. Que ir morar na casa de um filho não seja por falta de opção e sim por vontade de todas as partes. 

Muitas de nós acabamos deixando de trabalhar fora para nos dedicar única e exclusivamente aos nossos filhos. E acredito que esse seja sim um grande investimento que fazemos na educação deles. Mas também creio que em determinada fase da nossa vida como mães, precisamos pensar em nós como mulheres independentes. Hoje temos parceiros que conseguem sustentar todas as despesas, mas será que lá na frente continuaremos tendo um companheiro? 

Aproveite sim a fase dos filhos pequenos, mas pense em uma forma de garantir que lá na frente você não precise depender dos cuidados financeiros de um filho. Que a relação seja espontânea e não venha a parecer que somos uma obrigação pesada na vida deles!

Mas como faço para não depender financeiramente dos meus filhos no futuro?

Isso eu te conto na próxima semana!

Comentários

Sem Comentários para "O Melhor Investimento Para Crianças Segundo Economistas"

    Comente!

    Your email address will not be published.