A pergunta é séria! “O que você quer ser quando você desistir?” Eu estava zapeando no facebook quando cruzei com este cartoon desenhado por Joe Dator. Ele foi como um soco na cara, bateu forte. Fala exatamente daquele momento que desistimos de nossos sonhos.
Lembram de quando eramos crianças? Quando perguntavam: O que você quer ser quando crescer? Lembram dos sonhos? A maioria das crianças respondia que queria ser astronauta, músico, bombeiro, modelo, jogador, artista de cinema. E então, o que aconteceu?
Vou lhe dizer o que aconteceu. A vida chegou como um rolo compressor. Nós fomos condicionados a pensar. E nos deixamos levar pelo fluxo natural, como um peixe morto que flutua por rio abaixo.
Pensar fora da caixa era algo sempre ridículo:
- “Quer ser ser astronauta? Desista, você não mora nos Estados Unidos”.
- “Quer ser músico? Boa sorte com isto. Vai passar fome”
- “Quer ser atleta? Você nunca vai conseguir, é tão fraco e pequeno”
Então de repente todos nossos problemas eram resolvidos apenas por ter um emprego. Qualquer um. “Eles pagam bem”, você respondia para si mesmo. E todos aqueles sonhos tolos de criança ficavam para trás.
Somos condicionados a pensar que o fracasso é ruim. Mas desistir de um sonho é melhor? Você acha melhor ir no fluxo, estudar, achar um emprego normal. Ficar mais garantido! E no fim poder dizer para todos que deu certo na vida. Que aquilo era o que sempre quis fazer. Mesmo sabendo, secretamente, que se tivesse uma segunda chance faria tudo diferente.
- Sonho = muito trabalho com pouca chance de sucesso -> então é melhor desistir.
- Vida real = trabalho normal com muita chance de sucesso -> melhor caminho a seguir.
Eu sempre quis ser astronauta. Ou pelo menos trabalhar na NASA. Ou pelo menos trabalhar com Astronomia. O que faço hoje? Trabalho com computadores e ainda não comprei nem meu primeiro Telescópio. O rolo compressor da vida por enquanto está me vencendo, mas acho que ainda tenho tempo para virar este jogo. Ainda mais depois de escrever este texto. Espero poder me motivar.
O que você quer da vida? Não deixe que a vida faça esta escolha por você. Não deixe que outros façam esta escolha por você! O momento de mudar é agora.
Agora sou pai e me preocupo com o futuro dos meus filhos. Não quero que desistam dos seus filhos como eu desisti (por enquanto). Quero que ao menos tentem ser o que quiserem. E se no final não que certo, estarei lá para apoiá-los. E dizer que estou orgulhoso por ao menos terem tentado.
Sem Comentários para "O que você quer ser quando você desistir?"