Ser pai e mãe de uma criança autista já é por vezes cansativo. São muitas demandas que uma criança exige de quem cuida dela.
E quando a criança apresenta alguma necessidade especial, como no caso das crianças com autismo, é bem comum ver pais e mães exaustos.
A rotina não é fácil. São diversas terapias na semana. Acima de tudo são horas de fono, psicólogo, terapia ocupacional, musicoterapia, consultas com médicos e sem falar o tempo que uma criança com necessidades especiais precisa de estimulação no convívio familiar.
Criança Autista – Atinge Toda a Família
O autismo não atinge apenas o autista. Ele se estende para todos aqueles que cuidam da criança.
Pais e mães se envolvem sem medir esforços para garantir o progresso e bem estar de seus filhos. Certamente nessa luta correm atrás de dinheiro para pagar tantas terapias e o que vem agregado com elas (transporte, lanche), vão em busca de novas possibilidades de tratamentos, estão sempre estudando para melhorar na prática a relação do seu filho com o mundo. Quem cuida do autista geralmente não descansa de verdade.
Não é raro ver pais respirando nas salas de espera das terapias enquanto os filhos estão nas sessões. Pais que aproveitam o momento da terapia da criança autista para ir fazer algo que não deu tempo de fazer. Pois sair com uma criança autista, não é tão simples como possa parecer. Pais e mães que muitas vezes não tem uma rede de apoio para levar essa correia com mais calma são alvos fáceis do estresse.
E por vezes o pai e a mãe que fazem de tudo para cuidar bem do filho, acabam não cuidando o mínimo possível de si mesmos. E vão se sentindo cansados. Vão adoecendo do corpo e principalmente da cabeça.
Acho que todos os pais de crianças com necessidades especiais deveriam ter no mínimo um amparo psicológico para conseguir seguir firme no caminho. Certamente ter uma rede de apoio que mostre caminhos para tornar a rotina tão puxada um pouco mais tranquila.
Cuidar da saúde de quem cuida é fundamental para que no final, todos fiquem bem!
Veja também: Ele Não Parece Autista.
Veja mais no nosso canal do YouTube!
Sem Comentários para "A Exaustão Que Atinge Pais de Criança Autista"