9 Dicas para Viajar com Crianças de Carro

Adoramos viajar! Por mim viveria na estrada.

Viajar é conhecer o mundo na sua real forma. Ver como uma determinada cultura é de fato. Como gostamos demais de estar em lugares diferentes desse mundão, nunca deixamos de viajar por conta de estar grávida ou as crianças serem pequenas.

O esquema para viajar com crianças é bem diferente. Você precisa pensar em tudo para que sua viagem seja realmente agradável. Não dá mais para sair apenas com uma mochila nas costas. Agora são várias malas com tudo que pode ser essencial.

c66b35ec-7905-40c8-a935-60f0ddc9edc4

Neste mês viajamos de carro com os pequenos. Uma viagem bem longa. Saímos de Curitiba, passamos por Lages, descemos a Serra do Rio do Rastro, fomos a Florianópolis e voltamos para a Capital paranaense. Tudo isso em uma semana.

Nossa viagem foi bem calma. Nosso primeiro trecho foi até Lages. Cerca de 360 km. Fizemos uma parada para banheiro. Outra para comer, esticar as pernas e deixar as crianças correr um pouco. Dormimos na casa do meu irmão em Lages. Momento para matar as saudades e recarregar as energias.

Pé na estrada novamente, afinal, eram mais 133 km até o Mirante da Serra do rio do Rastro. No caminho da Serra do Rio do Rastro, paramos em um restaurante que tem como atração uma linda cascata, Churrascaria Cascata da Serra. Nem comemos lá. Apenas apreciamos a paisagem e tiramos algumas fotos.

No mirante do alto da Serra, um lugar lindo, é preciso ter bastante atenção com os pequenos que já andam. O mirante é protegido por uma muretinha e uma grade em quase todo o seu percurso. Acontece que uma parte dele só tem uma proteção baixa. Crianças são imprevisíveis e podem querer subir no muro ou se debruçar para avistar a paisagem. Não desgrudei os olhos da Raquel enquanto ficamos lá.

Serra Rio do Rastro

A visão da serra estava totalmente encoberta quando chegamos. Fomos almoçar no restaurante Mensageiro da Montanha que tem no mesmo complexo do Mirante. Ele estava em reforma e nem notamos que era um lugar para comer. Só quando pedimos informações é que achamos o local. Pagamos 32 reais por pessoa no almoço livre. Uma variedade bem boa de comida. Só servem suco natural em copo. Bom atendimento. Crianças até 5 anos não pagam.

Depois do almoço as nuvens deram uma dispersada e conseguimos apreciar a paisagem. Uma visão linda. Na visão da Raquel era uma cobra gigante que estava lá embaixo. A descida pela Serra do Rio do Rastro é muito gostosa. Em várias partes do percurso você aprecia quedas de água muito perto da estrada. Isso foi uma diversão para a pequena. Dá vontade de subir novamente só para poder descer outra vez.

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro com o vovô Arnaldo

Da Serra até Floriánopolis foram muitos 230 km. As crianças estavam dormindo super gostoso. Então, decidimos tocar a viagem enquanto eles descansavam. Foram umas 4 horas de viagem até nosso destino no Hotel do Sesc Cacupé. Nosso roteiro na Ilha da Magia, os detalhes do Hotel do Sesc Cacupé, conto depois em outro post.

Foram mais de 1000 km. Muito chão para pouco tempo. Adotar algumas condutas quando se viaja com crianças é fundamental.

9 Dicas para Viajar de Carro com Crianças 

1 – Paradas Estratégicas: fizemos paradas estratégicas para que as crianças pudessem relaxar, correr um pouco, ir ao banheiro, trocar fralda, comer. A ideia era parar a cada 2 horas. Mas quando os pequenos pegavam no sono, tocávamos o máximo possível.

2 – Cadeirinhas Confortáveis: esse item de segurança é muito importante. Mas além de ser seguro precisa ser confortável para viagens de longa distância. A cadeirinha do Samuel, uma Matrix Evolution da Burigotto atendeu bem o quesito segurança e conforto. A da Raquel vimos que não é boa para viagens longas. Ela não tem muitas inclinações e a criança fica com a cabeça caída para frente. Muito ruim para os momentos em que a criança pega no sono.

3 – Brinquedos: sempre bom levar brinquedos para ajudar a passar o tempo. Viagens longas podem ser monótonas para os adultos, imagine para crianças cheias de energia. Costumo levar um brinquedo preferido mas dou preferência para os que eles estão sem utilizar há algum tempo. Fica aquele ar de novidade.

4 – Comidas: muitos pais não gostam que os filhos comam dentro do carro. Nós não temos problemas com isso. A comida ajuda a amenizar a ansiedade. Levo mamadeiras com leite, sucos e água. Frutas, biscoitos e sanduíches naturais fizeram parte do nosso cardápio de viagem desta vez.

5 – Remédios: Quando se saí de casa com crianças é sempre bom levar uma malinha básica com medicamentos e primeiros socorros. Na minha sempre levo antitérmico, curativos coloridos, pomadas para assaduras, remédio para dor, soro fisiológico, bombinhas para asma, protetor solar. É melhor levar de casa, pois pode ser que você não encontre uma fármacia tão facilmente. Levo também o aparelho inalador, pois Samuel geralmente tem problemas com o ar condicionado de alguns lugares e acaba precisando fazer inalação.

6 – Fraldas: de umas viagens para cá, tenho levado um número considerável de fraldas. Já passamos aperto. Raquel ainda usa fralda para dormir. Mas apesar de ela ter 3 anos, a única fralda que serve para ela é a Grandinhos da Pompom. O problema que é muito difícil de achar a tal pelas fármacias e mercados. Então, temos levado para não passar apertos.

7 – Música boa: adoramos ouvir música enquanto viajamos. Nossos filhos também gostam de ouvir as canções preferidas deles enquanto estamos na estrada. Ajuda bastante a passar o tempo.

8 – Algo para mascar ou sugar: Se forem pegar a serra, é sempre bom levar algo para a criança mascar, sugar ou chupar. Vale mamadeira, chupeta, gomas de mascar. Isso vai ajudar a diminuir os efeitos de pressão nos ouvidos dos pequenos. Já tivemos problemas com Raquel em uma viagem. Depois que nos atentamos para este detalhe, nunca mais enfrentamos estes mau tempos.

9 – Respeite o tempo dos seus filhos: Não adianta querer fazer 1000 km todos em um único dia. Pare. Descansem. Por mais que as crianças estejam viajando sentadinhas, elas cansam. Se seu destino está muito longe, vale a pena parar e dormir no meio do caminho. Tenha paciência e aproveite a viagem!

 

Comentários

1 Comentário para "9 Dicas para Viajar com Crianças de Carro"

  • comment-avatar
    Maracy 11/12/2015 (06:37)

    Adorei as dicas!!! Uma coisa que começamos a fazer é sair bem cedo!! Fizemos uma viagem de 3h, saímos de casa 6:30 da manhã e as crianças dormiram o tempo todo! Paramos pra tomar um café já na última parada antes do destino final! 🙂

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: