Táticas para Seu Filho Guardar os Brinquedos Sem Chororô!

Táticas para Seu Filho Guardar os Brinquedos Sem Chororô!

Você vira mãe e tudo a sua volta muda também. A casa com um filho pequeno não é mais a mesma. A sua casa antes de ter filhos era super organizada. A minha também era. Falei bem, era!

Hoje com dois pequenos as coisas mudaram um pouco de figura. Eu acabo de arrumar a cozinha e quando vejo a sala está uma bagunça só! Parece que o trabalho nunca acaba. E sabe o que também nunca termina? A energia dos meus filhos!

Em um piscar de olhos Raquel e Samuel promovem uma revolução na casa. Criam cabanas, lojas de roupas, um teatro cheio de elementos para apresentarem um lindo show para nós. Claro que eu fico feliz de ver que eles estão brincando. Há um ditado que diz que “Criança arteira é cirança com saúde”!

 

Mas depois de fazer aquela imensa bagunça, chega a hora de guardar tudo!

E é íncrivel que nessa hora a energia das crianças simplesmente desaparece. Quem já não ouviu “Ah, estou muito cansada mãe”, ” Ah, mas é muita coisa”, “Ah, não fui eu que fiz tudo isso mãe”, “Estou com muito sono mãe”…

Desculpas para não guardar e arrumar tudo é o que não falta para os pequenos. Neste momento temos que nos virar em mil e achar modos de fazer com que eles guardem os brinquedos.

Aqui eu já tentei obrigar. Já fui durona. Já levantei a voz. Ameacei deixar de castigo, jogar os brinquedos fora… nada era muito eficaz. Eles até podem guardar, mas fazem com a maior má vontade do mundo.

Organizar brinquedos

Resolvi adotar outras táticas. Vou listar algumas que eu utilizo e outras que as mamães leitoras do Mágicas de Mãe utilizam com os seus filhos. Os resultados foram surpreendentes.

1 – Inventar uma Música para a hora de guardar – Em casa minha filha sempre reclamava que estava cansada para guardar os brinquedos. Descobri que na escola, ela guarda tudo super rápido e feliz. Foi então que a professora me contou que lá, eles utilizam a musiquinha da hora de guardar. Basicamente a música é “Guarda guarda guarda bem bonitinho…guarda guarda guarda bem rapidinho…guarda guarda guarda para brincar no outro dia…” Aqui em casa a música funciona em 80% das vezes.

Organizar brinquedos das crianças

2 – Brincar de quem guarda primeiro – Crianças adoram brincar e competir. Então, quando você alia os dois no momento de uma tarefa as coisas fluêm muito melhor.

3 – Brincar de quem sabe onde guardar o brinquedo – Brincar sempre dá resultados para a criança. Se você instiga nela a ideia de organização através da brincadeira, com o tempo ela passa a fazer as tarefas de maneira orgânica. Estimular a guardar no lugar certo e elogiar a criança quando ela guardar os brinquedos faz ela perceber que o ato de guardar também faz parte da brincadeira.

 

4 – Ajude seu filho – Você não vai fazer a tarefa no lugar da criança. Você vai ajudar seu filho. Vai mostrar que as tarefas na casa são feitas em conjunto. Mostrar que na família um ajuda o outro. Aqui você pode deixar que o mais pesado seja feito pela criança, mas ela vai perceber que pode contar com você tanto para brincar quanto para guardar.

 

5 – Tenha paciência – As crianças talvez não guardem tudo de um dia para o outro. A atividade de guardar os brinquedos e toda a bagunça vai se tornar um hábito depois de algum tempo. Crianças seguem a rotina. Tornar o ato de organizar o que elas bagunçaram talvez demore algum tempo. Tenha paciência! Tente se divertir com elas e mostrar que a casa organizada também é legal para brincar de outras coisas.

Fotografias – Ipê Caramelo Fotografia

Leia Ideais de Brinquedos Para fazer Em Casa

Comentários

2 comentários

  1. A versão da música aqui é diferente mas tem muito legal!Guarda recolhe bem direitinho quem guarda tudo encontra tudo arrumadinho. Guarda recolhe sem reclamar, quem não ajudar vai guardar tudo sozinho! Kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *