Logo que seu bebê chegar ao mundo será submetido a vários exames importantes para a saúde dele. O Teste do Pezinho, Teste do olhinho e Teste da Orelhinha são de fundamental importância para o diagnóstico precoce de doenças que devem ser tratadas o mais breve possível.
Hoje vamos falar do Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal ou ainda exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. O exame é realizado no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e é feito através de um fone de ouvidos. Meus filhos fizeram este exame ainda na maternidade. O exame foi super tranquilo e no caso, não é necessário fazer nenhum furinho na orelha do bebê. Na época pagamos uma taxa para a realização do mesmo, mas hoje o exame já é obrigatório e sem custos.
O desenvolvimento do bebê vai ser muito norteado pela questão auditiva. Por isso, qualquer perda que o bebê tenha e que seja diagnosticada desde os primeiros momentos de vida vão ajudar no tratamento e assim garantir que a criança receba os cuidados necessários. Ao contrário da visão que vai se ampliando ao longo dos meses, a audição desde da barriga já é muito estimulada. Qual grávida que nunca cantou para o bebê ainda na barriga? Os bebês são extremamente movidos pela audição. Seguem a voz da mamãe desde o momento que saem da barriga. São acalmados pelo colo (Veja os 6 Grandes Benefícios do Colo Para o Bebê) e também pela voz da mãe. Ouvir bem, garante ao bebê maior segurança, conforto e desenvolvimento.
O exame que é indolor pode ser feito enquanto o bebê dorme e dura no máximo 10 minutos. Um fone é colocado na orelhinha do bebê e emite sons cujas as respostas dadas pelo aparelho auditivo do bebê são emitidas para um aparelho conectado ao fone. Problemas de audição detectados nos primeiros meses de vida podem ter um tratamento mais eficaz permitindo que as crianças tenham um desenvolvimento mais eficiente.
É bom lembrar sempre que a audição é fundamental para que a criança não tenha sua linguagem afetada. Muitas vezes o não ouvir pode atrapalhar no desenvolvimento da fala, nas relações sociais e na inclusão da criança no meio social.
O teste da orelhinha pode ser repetido em outros momentos da vida do bebê. Caso os pais notem que a criança não interage com barulhos fortes, que não acompanha a voz das pessoas próximas, não responde ao seu nome, ignora brinquedos com barulho, devem conversar sobre o assunto com o pediatra do bebê.
Sem Comentários para "Teste da Orelhinha - O que Você Precisa saber!"