A primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi a notícia do ataque de jacaré na Disney, que infelizmente matou um menininho de 2 anos, foi que a criança viu o animal e se aproximou dele sem medo. Já pensei nos inúmeros desenhos e canções que temos falando de como todos os animais são bonzinhos e que não precisamos ter medo deles. Quem aqui nunca cantou esta?
(…)Dez num pequeno bote. Vinham navegando pelo rio abaixo. Quando um jacaré se aproximou. E o pequeno bote dos indiozinhos. Quase quase virou...
Fui ler mais da notícia da Disney. Percebi que o ataque aconteceu a noite. O menino talvez nem tenha visto o animal. O pai e a mãe pularam para salvar o pequeno. Dói escrever isto, deve ser o pior sentimento do mundo. Que desespero. De acordo com a CNN (a globo dos Estados Unidos), o menino brincava próximo a uma lagoa que tem jacarés. Não é permitido entrar na água. Tem várias placas avisando isto. Ele NÃO estava na água. Estava pŕoximo. Não tinha placas avisando que não podiam ficar próximos. Ou seja, imprudência do parque.
Placa informando: Não Nade!
Todos dizem que pai e mãe não podem se distrair um segundo. Mas nem mesmo na Disney? Um lugar onde teoricamente é tudo feito pensando nas crianças? Poxa, se tem animais selvagens ali, pelo menos uma cerca deveria ter. Jogar a culpa para cima dos pais é o que a maioria das pessoas costuma fazer. Mas antes de apontar o dedo pense que nunca na vida eles imaginaram que algo assm poderia acontecer ali.
Sou uma pessoa meio neurótico com questões de segurança: sempre vejo se tem rede protetora, se a porta tem tranca para a criança não fugir, se existem grades de proteção… Mas ali, teoricamente era um lugar mega seguro que foi feito para a diversão das crianças.
Moro em Curitiba e aqui tem um parque, chamado Barigui, que é o mais frequentado na cidade. Costumamos dizer que é a nossa praia. Nele tem jacarés! Já houve acidente com um cachorrinho… E para o jacaré tanto faz se é um cachorro ou uma criança. Sempre que vamos lá, tomamos o maior cuidado de não deixar os pequenos tão perto da água. E ensinamos eles que os jacarés são animais perigosos.
O mesmo fazemos quando vamos ao zoológico! Afinal, tem um leão, um tigre presos e que são separados por poucos metros e grades de proteção que eu não sei se estão oferecendo realmente segurança. Então, o nosso discurso é: eles são bonzinhos longe! Os animais no zoológico estão presos. As crianças estão soltas e são sim muito rápidas. Muitas vezes imprevisíveis. A imaginação da criança não funciona com a de um adulto. Elas pensam com coragem e ingenuidade. Não dá para confiar que a grade ou cerca as proteja de fato.
Sempre mostro para os meus filhos que os bichos são da natureza e que não fazem mal se estiverem no ambiente deles. Mas quando estão perto, nem sempre os bichos são bonzinhos! Eles não são animais de estimação! São animais selvagens!
É importante ensinar os filhos a respeitar a natureza e terem medo sim dos animais. Não dá para provocar um tigre ou entrar na jaula do gorila! Crianças precisam ficar longe e perto dos pais.
O menino do parque da Disney era um bebê. Não entendia essas coisas ainda. Meu Samuel tem dois anos e não sabe que bicho é bonzinho ou malvado. Para ele todos fazem “Uauuuuu”. Já Raquel ouviu a notícia e perguntou “Mamãe, o jacaré comeu a quiança”? E eu respondi que ele tinha machucado o bebê. Que o jacaré tinha feito mal para criança assim como fez com o Capitão Gancho. Ela ficou super impressionada e voltamos a falar que os bichos da natureza de verdade não são amigos das crianças. Que se um dia ela ver um jacaré é para ela fugir para perto de um adulto.
Animais selvagens são bonzinhos e engraçados nos desenhos e na fantasia dos nossos filhos! Crianças precisam respeitar e temer os animais.
Sem Comentários para "Animais Selvagens Não São os Animais dos Desenhos Animados!"