Eu sempre digo que eu seria uma mãe muito melhor se eu pudesse ser apenas Mãe!
Os filhos são sem dúvidas nossa melhor parte. São a razão pela qual passamos a viver depois que nos tornamos mães.
Óbvio que em alguns momentos a gente se sente estressada ou irritada. Que eles nos dão uma canseira danada com tanta energia que eles possuem. Por vezes não querem ninguém mais do que a nós. Mas grande parte das vezes que isso perdemos a paciência o que nos levou a este estado não são as crianças. O que nos levou a perder a calma geralmente é o nosso cansaço e a nossa sobrecarga de atividades.
Mães não conseguem ser apenas mães na grande maioria dos casos.
Acabamos sendo mães, donas de casa que tem que limpar, lavar, passar, cozinhar, servir de motorista, batalhar pelo sustento, educar as crianças e em alguns casos lidar com o mundo que vive nos criticando ou dando palpites.
Cuidar de um filho é fácil. Brincar com um filho é divertido e nos traz uma grande satisfação.
O que não é legal é exercer tantas atividades ao mesmo tempo. Essas outras funções é que nos roubam da melhor parte que é curtir as crianças.
Muitas mães não possuem rede alguma de apoio e isso significa que vão precisar cuidar de todas as tarefas descritas acima sozinhas. E no final das contas, o tempo que vão ter para se dedicar aos cuidados com os filhos acaba sendo pequeno.
Além de ter um tempo mais reduzido para apenas estar com as crianças, muitas mães vão estar cansadas nesta altura do dia. Podem se sentir estressadas com preocupações do tipo “tenho que lavar a louça” ou “Preciso ir ao supermercado para comprar algo para o almoço” ou “O uniforme das crianças ainda não secou”.
Parece que são coisas banais para quem vê de fora. Mas quando somadas a enorme carga que é cuidar de uma casa, muitas vezes trabalhar fora e pensar em toda a logística para que todos estejam bem… acaba sendo sim uma rotina exaustiva e muitas vezes repleta estresse.
Não é incomum, mães que perdem a paciência com os filhos, por coisas aparentemente banais. Não é o ato da criança que realmente levou a mãe a explodir. Não é por ela ser uma mãe sem paciência para cuidar de uma criança.
É o mundo de coisas chatas que a conduziram para aquele momento.
Mães precisam ter um tempo para respirar. Uma horinha do dia em que possam relaxar sem se preocupar com as partes chatas que a sociedade associa ao papel de uma mãe.
Mães deveriam ter a possibilidade de desfrutar mais tempo com a melhor parte da maternidade, ou seja, com os filhos.
Ninguém Vê o Seu Trabalho Como Mãe
Foto – Paula Soares
Sem Comentários para "Não São Os Filhos Que Me Cansam - São os Outros..."