Quando nossos filhos ficam doentes e precisamos encarar salas de emergência dá um frio na barriga.
Logo nós pensamos em um ambiente lotado de outras crianças doentinhas e muitas bactérias e vírus perambulando pelo ar. Vem na mente que talvez nossos pequenos saiam da sala de emergência piores do que quando chegaram lá.
Outro grande problema de quando levamos nossos pequenos nos hospitais é o longo tempo de espera. Geralmente são poucos médicos para muitas crianças. E criança doente muito tempo dentro do mesmo lugar é sinal também de impaciência, birra e um certo estresse.
Pensando nestes fatores, no começo deste ano eu e meu marido criamos um grupo público no facebook chamada Sala de Espera – Pediatria – Curitiba. O intuito é que os pais usem a página para irem relatando como está a fila de espera nas salas de emergências dos hospitais aqui da cidade. Hoje o grupo conta com mais de 1000 membros que conforme precisam utilizar os hospitais vão dividindo a experiência com os demais pais.
Em janeiro, o Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG criou também um aplicativo para celular para facilitar a vida dos pais. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e nele você consegue acompanhar o número de crianças na fila e o tempo estimado de espera. Se a fila de espera for maior que 1 hora e 30 minutos é possível fazer um pré agendamento de horário para a consulta.
Nós utilizamos este serviço e vou relatar aqui como foi a nossa experiência com o agendamento.
Samuel estava com muita febre. Olhei no aplicativo e vi que o tempo estimado para atendimento estava em torno de 3 horas e 30 minutos. Resolvi utilizar o pré agendamento. O horário do Samuel ficou para as 19 horas e 30 minutos. Pelas normas do aplicativo o paciente precisa chegar 30 minutos antes ao hospital para preencher as fichas e passar pela triagem.
Chegamos ao hospital, fizemos a ficha e tudo parecia correr bem. O tempo estimado de espera neste momento era de 4 horas para quem chegasse direto no pronto atendimento. Pensei comigo “que bom que eu agendei”.
Esperamos cerca de 1 hora e não fomos chamados para a triagem e muito menos atendidos no horário! As recepcionistas não sabiam nos informar quando seria efetuado o atendimento. Bom citar que o Pronto Atendimento estava operando apenas com 2 médicos em um sábado a noite! Muitos pais estavam aguardando atendimento há mais de 5 horas! Neste momento pensei “Meu Deus, que horas vou sair daqui?” Esperamos mais meia hora e como nada mudou neste tempo resolvemos ir para outro hospital.
Na minha opinião, a ideia do sistema é ótima! Mas a execução nem tanto.
Se o Hospital se dispõe a oferecer um serviço agendado seria mais sensato ter um médico destinado aos atendimentos reservados e outros profissionais para os pacientes que chegam diretamente ao pronto socorro.
Esperar 5 horas para uma criança ser atendida não é algo aceitável! Não sei o motivo que causou o caos neste dia, mas certamente foi provocado pelo número mínimo de médicos atendendo.
O sistema tem um fim maravilhoso que é facilitar a vida das famílias e principalmente zelar pelo bem estar da criança. Mas realmente é necessário associar a questão de profissionais que possam atender ao que o aplicativo se dispõe. Espero que ajustes sejam efetuados para que uma ideia tão boa possa ser bem executada e aproveitada.
Abaixo, você pode verificar o passo a passo de como instalar o aplicativo no seu celular.
Publicado originalmente em www.magicasdemae.com.br/
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